"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição de Guilherme Silva "No Planeta onde vivo"

A presente exposição reúne pela primeira vez no Arquivo Fotográfico um vasto conjunto de provas impressas pelo autor, de diferentes épocas e contextos de produção, que revelam não só o seu profícuo percurso como ainda a sua singular linguagem fotográfica. 

© Guilherme Silva

20 Jul a 22 Out 2022

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
R. da Palma 246, 1100-087 Lisboa


Guilherme Silva, dedicou toda a sua vida profissional em exclusivo à fotografia (final dos anos 60 até inícios do século XXI), atividade essa que foi repartida entre o ensino, a foto-reportagem, o trabalho autoral, encomendas e projetos de longa duração.

As participações nas emblemáticas primeiras edições dos Encontros de Fotografia de Coimbra (1980 a 1982), uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para o desenvolvimento de trabalho autoral de fotografia (1985), ou a sua participação na exposição Fotoporto (1988), com catálogo editado pela Fundação de Serralves, fazem do seu trabalho uma referência importante na mediação entre a reportagem, o ensaio e o projeto fotográfico.

Marque na sua agenda...

23 de julho, 16:30 - Mesa redonda, conversa com o autor, Guilherme Silva
6 de agosto, 16:00 - Visita guiada pelo curador, José Oliveira
19 de agosto, 14:30 - Visita guiada por Sofia Castro
3 de setembro, 16:00 - Visita guiada pelo curador, José Oliveira
8 de outubro, 16:00 - Visita guiada pelo curador, José Oliveira

Biografia

A atividade fotográfica de Guilherme Silva (Lisboa, 1948) inicia-se com cerca de vinte anos de idade tendo realizado a sua primeira exposição quando cumpria serviço militar em Moçambique em 1970. De regresso ao continente fez formação no Instituto Português de Fotografia (1970), e tornou-se membro do Foto- Clube 6x6 em Lisboa, uma organização de fotógrafos amadores que, em 1975, tomaria a designação de APAF (Associação Portuguesa de Arte Fotográfica).

Foi no Foto-Clube 6x6/APAF que realizou as primeiras exposições individuais, tendo posteriormente realizado mostras em muitas outras instituições e participado nos importantes Encontros de Fotografia de Coimbra, entre 1980 e 1982.

Foi colaborador da revista Nova Imagem, para a qual fez diversas reportagens, tendo sido o seu enviado especial para fazer a cobertura dos Encontros Internacionais de Fotografia de Arles (1980).

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1985) e viu o seu trabalho premiado pela Organização Mundial de Saúde (1986).

Em Lisboa fez trabalhos para o Instituto Português do Património Cultural e para a Câmara Municipal de Lisboa (Bairros da Graça e Bica).

As suas fotografias foram publicadas em mais de 30 títulos da imprensa nacional e regional e da bibliografia com imagens suas há duas referências que interessa reter, a antologia Fotografia Portuguesa 1970-1980 (Ed. Secretaria de Estado da Cultura, 1982) e a escolha para integrar a exposição Fotoporto e respetivo catálogo, numa edição da Casa de Serralves (1988) com texto introdutório do crítico e curador Fernando Pernes.

As suas imagens fazem parte de diferentes coleções públicas e privadas entre as quais a Biblioteca Nacional de França, Museu do Neo-Realismo, Fundação Dr. Mário Soares, e integram as Coleções Fotográficas do Centro Português de Fotografia (DGLAB – Ministério da Cultura). 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,207,831