"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Concertos

Caleidoscópio em Barcelos

Barcelos acolhe o projeto Caleidoscópio com concertos do Ensemble Caleidoscópio com Bruno Pernadas e Blackoyote + Miguel C. Tavares

13 Ago a14 Ago

Barcelos
Preço
Entrada livre

Durante os dias 13 e 14 de agosto a cidade de Barcelos acolhe a programação do projeto Caleidoscópio com espetáculos do Ensemble Caleidoscópio com Bruno Pernadas, Blackoyote + Miguel C. Tavares, NIB Rosa e a exposição Figurar o Figurado. Todos os espetáculos são de acesso livre.

O projeto Caleidoscópio resulta de um processo de trabalho desenvolvido pelas cidades de Barcelos, Braga, Fafe e Guimarães e tem por objetivo promover, valorizar e elevar a notoriedade dos espaços e lugares destes territórios. O Caleidoscópio é um instrumento que permite um novo olhar visual e sonoro, sobre experiências musicais, performativas e de artes visuais apresentando propostas de programação contemporâneas e atuais, de acesso gratuito. O projeto pretende promover e dinamizar os bens culturais e turísticos, através de iniciativas artísticas e culturais, por forma a aumentar a atratividade do território no âmbito do turismo cultural.

A exposição Figurar o Figurado, estará patente no Largo Dr. José Novais, durante os dias 13 e 14 de agosto. “Figurar o Figurado” promoveu o contacto entre os alunos dos cursos de Fotografia e Design Gráfico do 1ºano da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos e quatro famílias de artistas barcelenses com ligação ao figurado: Baraça, Côta, Mistério e Ramalho. Esta é uma proposta de Ana Mariz e Joana Patrão, desenvolvida em articulação com os diretores do curso de Fotografia e Design Gráfico da ETG.

No dia 13 de agosto pelas 22h o Ensemble Caleidoscópio faz a sua quarta apresentação. Depois de ter passado pelas cidades de Guimarães, Braga e Fafe é chegada a vez de se apresentarem na cidade de Barcelos. O Ensemble Caleidoscópio foi criado de raiz no contexto deste projeto, sob direção artística do compositor e multi-instrumentista Bruno Pernadas e é composto por oito músicos provenientes das cidades de Barcelos, Braga, Fafe e Guimarães. Construído ao longo de várias sessões, o projeto tem como principal objetivo fomentar a criação musical em comunidade, através da exploração de composições originais dos vários elementos do grupo.

NIB Rosa apresentam o seu espetáculo sobre a vida da artesã Rosa Ramalho no dia 14 de agosto pelas 21h30 no Largo Dr. José Novais. NIB é um colectivo artístico experimental sediado na cidade de Barcelos. Exibem uma performance vídeo e música em torno da vida de Rosa Ramalho onde expandem o seu universo experimental e demoníaco.

A programação Caleidoscópio na cidade de Barcelos termina no dia 14 de agosto com um espetáculo de Miguel C. Tavares + Blackoyote pelas 23h no Largo Dr. José Novais.

Este projeto é promovido e desenvolvido por: Câmara Municipal de Fafe; A Oficina - Centro De Artes Mesteres Tradicionais De Guimarães, Ciprl; Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos; Teatro Circo de Braga, EM, SA, responsável pelo gnration.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
69,373,865