"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Festival Vapor - A Steampunk Circus

O Steampunk está de volta ao Entroncamento!

Museu Nacional Ferroviário recebe a terceira edição do Festival Vapor - A Steampunk Circus, nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2022.

16 Set a 18 Set 2022

Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng.º Ferreira de Mesquita, nº 1A | Estrada Nacional nº 3 2330-152 Entroncamento

As engrenagens do Festival Vapor voltam a funcionar após dois anos de paragem forçada devido à pandemia. Vão ser três dias cheios de animação para todas as idades, com música, literatura, jogos de tabuleiro, exposições, workshops, duelos, street food e muito mais.

O espaço do Museu Nacional Ferroviário é perfeito para o Festival Vapor, rodeado de maquinaria a vapor e estilo retro, que se mistura com a envolvência das performances artísticas e concertos, num cenário industrial único no país, onde se mostra uma das melhores coleções europeias de património ferroviário. É um ambiente descontraído e familiar, mas também industrial e steampunk.

Grandes máquinas, muitas da época da tecnologia a vapor, e edifícios industriais totalmente preservados acolhem um programa diversificado de música, jogos, conversas, oficinas exposições e desfiles, sempre inspirado no estilo retro, em que a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor.

Nesta terceira edição do Festival Vapor iremos devolver ao nosso público momentos épicos e memoráveis de celebração, mais intensos e felizes que nunca! Em 2019 foram mais de 7.800 festivaleiros, este ano queremos ser muitos mais!

Os três dias do Festival garantem animação para todas as pessoas, entre concertos, performances artísticas, Crafts Fair Steampunk, um Carrocel Vitoriano, passeios de minicomboio, exposições, jogos de tabuleiro, duelos, modelismo ferroviário e street food, sempre na companhia da Liga Steampunk de Lisboa.

No dia 16 de setembro abrimos portas às 19h00 e contamos com a animação e boa disposição dos Kumpania Algazarra e o primeiro concerto, com os The Black Mamba.

No dia 17 de setembro, há animação pela manhã, com Kumpania Algazarra e a Liga Steampunk de Lisboa pelas ruas da cidade do Entroncamento.
Durante a tarde, a partir das 12h00 temos oficinas e conversas sobre gaming e o comboio na estética steampunk, duelos de chá, uma exposição de motas e muito mais, sempre com animação e folia com os Kumpania Algazarra. A noite termina em grande, com os concertos do Gajo (trio) e dos disruptivos Custom Circus, que este ano apresentam um novo espetáculo totalmente modelado para o Festival Vapor.

O último dia de Festival, 18 de setembro, conta com uma conversa sobre Literatura Steampunk e o lançamento do Almanaque Steampunk da Editorial Divergência, workshops, duelos, uma Parada Steampunk e muitas surpresas.
O Festival encerra com um concerto do Club Makumba, um dos mais recentes projetos musicais da cena cultural atual que teve origem na parceria criada entre Tó Trips (Dead Combo, Lulu Blind) e João Doce (Wraygunn).

E porque o Festival Vapor (o Museu Nacional Ferroviário) é para Todas as Pessoas, as atividades terão tradução para Língua Gestual Portuguesa e estamos preparados para receber festivaleiros com necessidades especificas, incluindo as crianças.

Programação completa em https://festivalvapor.entroncamento.pt

Aquisição de Ingressos online ou no Museu Nacional Ferroviário

Próxima paragem: Entroncamento!



SOBRE O STEAMPUNK
O Steampunk é um subgénero da ficção científica que se tornou conhecido no final dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado. Trata-se de uma corrente estética que assenta no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou num universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. No essencial, o steampunk associa características do Movimento Punk ao desenvolvimento proporcionado pela descoberta do Vapor, num ambiente do séc. XIX, na Inglaterra Vitoriana. A estética steampunk inclui máquinas e aparelhos do mundo real criados antes do seu tempo e/ou máquinas e instrumentos imaginários baseados em teorias e ideias futuristas. Atualmente, a estética steampunk tem vindo a evoluir muito para além do seu conceito literário original e passou a incluir diversas expressões artísticas, incluindo a Moda, que combina estilos do século XIX com tendências atuais e elementos do universo do Fantástico.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,889,665