"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Tradições do Japão para aprender no Museu do Oriente

Ikebana, a arte do arranjo floral, e Kangxi, uma técnica de encadernação, são as artes tradicionais do Japão que o Museu do Oriente dá a conhecer em duas oficinas práticas que se realizam nos dias 13 e 24 de setembro.

Ikebana Encadernação Kangxi

13 Set

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

24 Set

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Também conhecido como “o caminho das flores”, Ikebana era, na sua origem, um ritual de oferenda feito nos templos budistas do Japão do século VI. Em contraste com os arranjos florais nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção entre linhas, ritmo e cor. A simplicidade é altamente valorizada, bem como a existência do vazio (espaço não preenchido). Neste workshop são revelados os segredos desta arte floral que, a partir de elementos naturais como flores, ramos e plantas, cria uma harmonia de formas e linhas no espaço.

Já a técnica de encadernação japonesa Kangxi, é dada a conhecer num workshop que se realiza no dia 24 de setembro. Durante a sessão, cada participante é desafiado a criar um livro através da aplicação desta arte, aprendendo a preparar o tecido sobre o papel, de forma a poder forrar a capa. Por ser mais elegante e decorativa do que a costura simples, a costura Kangxi é usada em livros mais refinados e especiais. No final, cada participante terá um livro totalmente encadernado por si, através da manipulação de diferentes instrumentos e técnicas.

 
Workshop Ikebana com Kenzan
13 setembro
Horário: 14.00-16.00
Participantes: máx. 14
Preço: 55 € (inclui flores e kenzan)
 
Workshop Encadernação Japonesa Kangxi
24 setembro
Horário: 14.30-17.30
Participantes: mín. 8, máx. 20
Preço: 40 € (inclui materiais) 
 
Mais informações em foriente.pt
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "MUDA"

Em parceria com a Buzico! Produções temos o prazer de oferecer convites duplos para ver o espetáculo "Muda" no dia 1 de outubro (sábado) às 21h00, no Teatro da Comuna, Lisboa.  Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados.  

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,672,539