"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

IX Congresso Internacional dos Monumentos Militares. A paisagem fortificada: novas perspetivas de estudo e valorização

O IX Congresso Internacional dos Monumentos Militares, no seguimento dos anteriormente realizados, visa a divulgação e partilha de conhecimento resultante da investigação mais recente nas áreas da história, arqueologia, urbanismo, arquitetura, arte e cultura e/ou a apresentação de projetos de estudo e valorização do património fortificado.

28 Set a 29 Set 2022

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
 
As paisagens fortificadas abrangem uma área territorial composta por fortificações, núcleos urbanos e sua envolvente. A construção dessas paisagens é uma obra coletiva, que se caracteriza por uma transformação contínua ao longo de gerações.

As estruturas militares não podem ser consideradas elementos isolados, devem beneficiar de uma visão alargada que as integre no território e as interligue com a vida das comunidades. O reconhecimento da categoria de paisagem fortificada afirma, definitivamente, uma visão de conjunto que prevalece na abordagem aos sistemas defensivos de cariz urbano, que conjuga o natural e o cultural, faz parte da memória coletiva, e identifica o “lugar”.

O Congresso tem entrada livre, mas é obrigatória a inscrição. Enviar email para patrimonio@amigosdoscastelos.org.pt

PROGRAMA: https://bit.ly/3d1RqQL
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,974,335