"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Festival Fado Marrocos regressa a Rabat e a Casablanca com o tema "Fado e o Mar"

No dia 20 de setembro, Joana Amendoeira sobe ao palco do Teatro Nacional Mohammed V, em Rabat e nos dias 22 e 23 de setembro o público terá encontro com Joana Amendoeira dia 22 Camané e Mário Laginha dia 23, no Studio des Arts Vivants, em Casablanca.

20 Set a23 Set 2022

Théâtre National Mohammed V e Studio des Arts Vivants
Rabat e Casablanca


O festival conta ainda com uma exposição, uma mostra de cinema e uma conferência.

O Festival de Fado acontece em 17 grandes cidades da Europa, África, América Latina e Ásia; O Festival completa 12 edições em 2022 desde o seu início em Madrid. Em Marrocos, o Festival de Fado marca a sua 5ª edição.

O evento visa promover a língua, a cultura e a marca portuguesas no estrangeiro com um dos principais emblemas do país: o fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O festival também ajuda a destacar os fadistas no cenário musical internacional.

Joana Amendoeira nasceu em 1982 em Santarém e é uma das vozes mais relevantes da já chamada “nova geração do Fado”. Fiel às suas bases mais tradicionais, o Fado na voz de Joana Amendoeira ganha uma nova vida e atitude. Uma das grandes vozes do fado contemporâneo, Joana Amendoeira é desde há muito considerada a mais antiga e promissora fadista portuguesa da sua geração. Uma voz que sabe transmitir toda a emoção e calor de uma cultura.

Camané e Mário Laginha não são estranhos. Já deram vários concertos juntos. Do excelente entendimento sentido nessas colaborações esporádicas, resultou agora o inevitável aprofundamento dessa simbiose: "Aqui está-se sossegado" é um novo projecto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco.

O desenho dos concertos que configuram o projeto "Aqui está-se sossegado" contará com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e incluirá também inéditos compostos por Mário Laginha que, recorde-se, musicou já um poema de Álvaro de Campos "Ai Margarida", que integra um dos últimos discos de Camané.

Para além dos três concertos, e com o objetivo de realçar as múltiplas facetas da cultura portuguesa e do Fado, o festival vai ainda organizar três atividades gratuitas no Studio des Arts Vivants em Casablanca:

  • Exibição da longa-metragem “Fado, História de uma Cantadeira” (1948), do realizador português Perdigão Queiroga. O filme conta a história da viagem de uma humilde fadista cujo namorado, um carpinteiro, é o seu guitarrista. Ela se torna famosa, rica e deixa seu bairro. Quando ele sai, ela volta, e eles se reconciliam. O enredo sentimental, a excelente montagem e os fados cantados pela lendária cantora Amália Rodrigues fizeram deste filme um dos maiores sucessos de bilheteira em Portugal.
  • Uma conferência subordinada ao tema "Fado e o Mar", liderada pelo cantor Rodrigo Costa Félix. Para além de concertos e digressões em Portugal e no estrangeiro, a vasta experiência e profundo conhecimento do mundo do fado permitiu a Rodrigo Costa Félix conduzir vários workshops e conferências sobre fado em universidades, escolas e festivais.
  • Uma exposição representativa do Fado produzida pelo Museu do Fado e pela EGEAC. 
PROGRAMA - FESTIVAL FADO MARROCOS

Terça-feira, 20 de setembro - Teatro Nacional Mohammed V, Rabat
20h00 - Concerto - Joana Amendoeira

Quinta-feira, 22 de setembro - Studio des Arts Vivants, Casablanca
Exposição - "Fado e o Mar"
18h00 - Cinema - “Fado, História de uma Cantadeira”, Longa-metragem de Perdigão Queiroga
20h00 - Concerto - Joana Amendoeira

Sexta-feira, 23 de setembro - Studio des Arts Vivants, Casablanca
Exposição - "Fado e o Mar"
19h00 - Conferência - “Fado e o Mar”, por Rodrigo Costa Félix
20h00 - Concerto - Camané e Mário Laginha

BILHETES
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,591,432