"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Steve Schapiro - Primeira exposição em Portugal na galeria In The Pink

Steve Schapiro (1934 – 2022) capturou momentos-chave da história moderna americana e é um dos mais respeitados e reconhecidos fotógrafos dos últimos 60 anos.

23 Set a17 Dez 2022

In The Pink
Praça da República, 69-75, 8100-270
Loulé
Preço
Entrada livre

As suas fotografias ilustram as capas de inúmeras revistas como a Time, Vanity Fair, Paris Match e muitas outras. Museus e galerias expuseram o seu trabalho pelo mundo todo e a obra de Schapiro pertence a importantes coleções públicas e privadas, incluindo o The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque; Smithsonian Museum, Washington D.C.; The J. Paul Getty Museum, Los Angeles e High Museum of Art, Atlanta.

Nascido e criado na cidade de Nova Iorque em 1934, Steve Schapiro começou a trabalhar como fotojornalista freelancer em 1961, o início da década que o próprio intitula “a era dourada do fotojornalismo”.

Este artista capturou alguns dos momentos mais marcantes durante um ponto de viragem crítico da história americana, como a corrida presidencial de Robert F. Kennedy ou o "Verão do Amor" (Summer of Love) em São Francisco. As suas fotografias de Martin Luther King são consideradas uma das mais famosas documentações do movimento dos direitos civis.

Estas imagens marcantes não só fazem parte das obras de arte selecionadas para a exposição, como também estão incluídas numa coleção abrangente de imagens no livro "Seventy Thirty", de Schapiro e Theophilus Donoghue, publicado por Damiani, disponível na galeria.

Para além da sua carreira como fotojornalista, Schapiro alcançou também uma grande reputação como retratista. Fotografou vários atores, músicos e artistas, tais como Barbra Streisand, David Bowie e René Magritte e acompanhou Muhammad Ali, bem como Andy Warhol e a sua comitiva durante um longo período.

Schapiro tornou-se também reconhecido mundialmente devido às suas fotografias de Hollywood. Fotografou cerca de 400 produções cinematográficas e foi responsável pelas campanhas de inúmeras delas. Criou imagens inesquecíveis para muitos filmes icónicos, incluindo as obras-primas cinematográficas "Taxi Driver" com Robert de Niro e Jodie Foster, realizado por Martin Scorsese; "Chinatown" com Jack Nicholson e Faye Dunaway, realizado por Roman Polanski e "O Padrinho" com Marlon Brando e Al Pacino, realizado por Francis Ford Coppola, que estão frequentemente entre os maiores filmes de todos os tempos e ficarão para sempre na memória de todos os amantes de cinema.

Como este ano marca o 50º aniversário do primeiro lançamento do filme "O Padrinho", algumas destas famosas fotografias serão exibidas num espaço especial da galeria.

A presente exposição centra-se também nas fotografias de Andy Warhol e da sua comitiva, incluindo Lou Reed, Edie Sedgwick, Velvet Underground e Nico.

A In The Pink tem o prazer de ser a primeira galeria a apresentar em exclusivo o próximo livro de Schapiro "Andy Warhol and Friends" publicado pela Taschen.

A galeria In The Pink tem ainda a enorme honra de realizar a primeira exposição individual deste artista excecional desde o seu falecimento no início do presente ano e de expor o seu extraordinário trabalho em Portugal.

Horário: Terça-feira a sexta-feira, das 11h às 19h, e sábados das 10h às 16h.

Informações:
+351 289 462 320
www.in-the-pink.com
@inthepinkphoto
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "MUDA"

Em parceria com a Buzico! Produções temos o prazer de oferecer convites duplos para ver o espetáculo "Muda" no dia 1 de outubro (sábado) às 21h00, no Teatro da Comuna, Lisboa.  Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados.  

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,673,069