Ateliers, Cursos e "Workshops"
Financiamento de Projetos Culturais através de Patrocínio, Mecenato e Crowdfunding
Ação de formação a decorrer nos dias 25 de maio, 1, 8 e 15 de junho, no INETESE/Escola Profissional, em Lisboa.

25 Mai a 15 Jun 2016
Venha com uma ideia, um esboço ou um projeto! Nós ajudamos a criar uma proposta de patrocínio, mecenato ou crowdfunding…
Enquadramento da formação:
O financiamento de projetos culturais é uma das componentes essenciais a uma boa execução dos mesmos, pois sem uma efetiva existência de recursos financeiros torna-se impossível fazer cumprir adequadamente as atividades programadas. Um dos princípios fundamentais da captação de recursos é a sua diversidade de fontes, de entre das quais salientamos as receitas próprias, os financiamentos públicos (apoios e subvenções) ou o financiamento privado (patrocínio, mecenato, …) .
Como todos sabemos o financiamento público é insuficiente para a realização dos diversos projetos culturais dinamizados por entidades culturais em múltiplas escalas: internacional, nacional ou local. Assim, a oportunidade atual para a realização desta ação de formação prende-se com a necessidade de encontrar formas estratégicas de financiamento complementares e diversas.
O que propomos com este workshop é uma abordagem teórico-prática à angariação de financiamento privado através de duas ferramentas de comunicação distintas: o Patrocínio e o Mecenato. E uma outra possibilidade mais recente: o Crowdfunding.
De facto, só é possível concretizar uma proposta de patrocínio/mecenato se previamente existir a capacidade de analisar as necessidades e objetivos de marketing cultural das empresas e das marcas. Para tal é preciso abandonar as conceções caritativas com que se encara o patrocínio/mecenato, e compreender que as empresas privadas não têm a obrigação de “dar dinheiro”, mas que podem ser parceiras no desenvolvimento cultural com responsabilidade social, financiando projetos que por sua vez possam ser também eles úteis aos objetivos comerciais empresariais.
Objetivos:
- Conhecer as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural, bem como de Crowdfunding.
- Elaboração de proposta de patrocínio/mecenato/crowdfunding adequada a cada projeto dos formandos em concreto.
Destinatários: Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, estudantes, artistas e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projetos Culturais através de Patrocínio, Mecenato e Crowdfunding.
Materiais Pedagógicos e certificado: Será entregue um Manual completo do curso (74 págs), bem como declaração de participação no curso. É igualmente disponibilizado acesso online a diversa documentação complementar sobre Marketing da Cultura e Patrocínio/Mecenato.
Conteúdos programáticos
1- Introdução – Diferenças e semelhanças entre Patrocínio e Mecenato – O Marketing Cultural das empresas e o Marketing da Cultura dos projetos culturais – As Formas e os principais objetivos de Marketing Cultural das empresas
2-O Patrocínio como ferramenta de comunicação empresarial: Pesquisa e adequação de propostas – Etapas da construção de um Patrocínio – Organização e redação da proposta de patrocínio (caderno/dossier de patrocínio) – Estrutura base de um contrato de patrocínio -
3- CrowdFunding: uma nova lógica de financiamento através das multidões (crowd). Usos e implicações -Implementação e angariação de fundos – Exemplos e casos de sucesso (PPL)
4- Mecenato Cultural: Definição e tipos de Mecenato – Objetivos do Mecenato | Mecenato Cultural de empresa – conclusões de um estudo – Legislação do Mecenato – A dedução fiscal dos donativos – O Processo de Mecenato
- Formador: Rui Matoso
- Convidado: Gestor da PPL Crowdfunding (ppl.com.pt)
Rui Matoso é especialista da European Network Expert on Culture e investigador da European Communication Research and Education Association. Gestor e Programador Cultural. Professor de Gestão Cultural na ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema) e na ECATI - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), no Mestrado em Gestão e Programação Cultural e na Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura/Ramo de Gestão das Artes. É investigador no CICANT e doutorando em Ciências da Comunicação. Mestre em Práticas Culturais para Municípios - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (2008), tendo anteriormente realizado uma Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias(2006). É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP) e pelo Centro Científico-Pedagógico da Formação Continua (reg nº CCPF/RFO-32391/12).
Horário: das 18h30 às 22h00
Iniscrições: 65 euros (sessenta e cinco euros/ isento de IVA)Formulário de inscrição
Contactos: rui.matosogmail.com | tlm. 967863646
Ação de formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Registo CCPFC/RFO-32391/12)