"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Restituição: Ou como (começar a) reparar um mundo partido

Um diálogo público com Roger Sansi, Catarina Simão, Víctor Barros, Ana Cristina Pereira, Inês Beleza Barreiros e Lee Douglas.

30 Set 2022  |  18h30

Teatro do Bairro Alto
R. Ten. Raul Cascais 1A, 1250-268 Lisboa
Preço
Entrada livre

O projeto colonial utilizou a violência, tanto aberta como encoberta, para reorganizar e controlar a vida social. A violência era exercida sobre e através de corpos, mas também sobre e através de objetos. Este diálogo público reúne investigadores, artistas e ativistas para discutir pedidos coletivos de restituição em sentido lato, debatendo tanto a devolução de objetos de arte como o reconhecimento público destas histórias de extração e violência colonial. Com base numa série de casos e experiências concretas problematizar-se-ão diferentes abordagens, interrogando os modos como têm tomado forma no Sul da Europa, onde histórias de Império e ditadura se sobrepõem. O objetivo deste encontro, que acontece no âmbito do projeto Memórias Periféricas & Mobilidades Transnacionais: Abordagens de-coloniais aos vestígios materiais e visuais do império, é olhar para a Europa do Sul como uma zona de contacto e a “(semi)periferia” como um lugar de ação política para repensar o legado colonial na Europa.
 
Conversa
Sala Manuela Porto
Duração: 2h
Entrada livre (sujeita à lotação) mediante levantamento prévio de bilhete (máximo de 2 por pessoa) na bilheteira no próprio dia a partir das 15h
Streaming disponível no próprio dia em teatrodobairroalto.pt e nas redes sociais 
 
Organização Lee Douglas e Inês Beleza Barreiros
Patrocínio TRACTS Network (CA20134), pelo projeto "Militant Imaginaries, Colonial Memories", com o apoio do programa de investigação e inovação da União Europeia Marie Sklowdowska-Curie (No. 895197) e pelo Instituto de História Contemporânea Instituto, fiinanciado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia, I. P. (UIDB/04209/2020 e UIDP/04209/2020)
Imagem “Mapa Afectivo de Trafaria” de Helena Elias, Lisboa – Portugal, 2022
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,224,237