"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Concerto pela Orquestra Sinfónica Portuguesa | Schubert e Dvorák

Venha ouvir uma obra de grande arrobo, escrita no crepúsculo de um século e de uma vida, tem apaixonado todos os grandes violoncelistas.

21 Out 2022  |  21h00

Teatro Camões
Passeio do Neptuno, Parque das Nações, 1990-193 Lisboa


Franz Schubert
Sinfonia n.º 6 em Dó maior, D 589
Antonín Dvorák
Concerto para violoncelo e orquestra em Si menor, Op. 104

Pavel Gomziakov, Violoncelo
Antonio Pirolli, Direção Musical
Orquestra Sinfónica Portuguesa

A Sinfonia n.º 6 em Dó Maior, D. 589, de Schubert, foi terminada em 1818. A sua primeira execução pública, porém, ocorreu apenas dez anos depois, no ano da morte do compositor. É conhecida como «Pequena Dó Maior» para a distinguir da Sinfonia n.º 9, na mesma tonalidade. É uma obra que tem desconcertado pela tensão nela sempre presente entre a férrea estrutura clássica e um certo despreendimento risonho. A Viena de Schubert dividia-se entre Beethoven e Rossini.

Viena será também, décadas mais tarde, o centro fundamental da aventura de Dvorák. Foi na capital austríaca que começaram a ser editadas as suas obras. Em 1892 (já consagradíssimo autor de sinfonias, concertos e óperas), Dvorák foi convidado como professor pelo Conservatório de Nova Iorque. Permaneceu nos EUA até 1895 e este concerto para violoncelo é a última obra desse período americano. Só seria, no entanto, concluído em Praga e estreado em Londres em 1896 sob a direção do autor. A partitura segue a forma clássica de concerto, em três andamentos. São particularmente fascinantes os diálogos do solista com timbres isolados da orquestra (principalmente os instrumentos de sopro).

M/6

+ INFO 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.

Visitas
91,589,001