"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente organiza curso sobre turismo na China

Da antiguidade ao período contemporâneo, este curso estuda o fenómeno turístico na China, explorando a articulação entre lugar, viagem, identidade e memória. 

1 Out a 19 Nov 2022

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Este curso tem por objetivo o estudo do fenómeno turístico na China, seguindo por um lado uma abordagem histórica e, por outro, uma perspetiva antropológica.

A primeira parte do curso centra-se na história do turismo desde a antiguidade até ao período contemporâneo, com enfoque na tradição turística letrada no período imperial, na evolução da cultura de turismo em finais da dinastia Qing e no período republicano, e no desenvolvimento do turismo vermelho na República Popular da China. Incidindo a análise sobre a China, esta é também, no entanto, integrada numa história global do turismo, sendo feitos paralelos em particular com a evolução do turismo em outros espaços geográficos da Ásia, nomeadamente no Japão.

A segunda parte do curso debruça-se sobre os discursos e experiências de turismo na China pós-Maoista. Tendo por base trabalhos de cariz etnográfico, explora a articulação entre lugar, viagem, identidade e memória, a partir de dimensões como o turismo étnico, o ecoturismo, o turismo ‘sombrio’ (a lugares que foram palco de catástrofes e de sofrimento) e o turismo artístico (das viagens motivadas pelo poder da pintura e do cinema, ao turismo que decorre do interesse pela produção artística contemporânea).

PROGRAMA
Sessão 1. Turismo na China Imperial
Sessão 2. Turismo e Modernidade, 1840-1949, I
Sessão 3. Turismo e Modernidade, 1840-1949, II
Sessão 4. Turismo Vermelho
Sessão 5. Turismo Étnico
Sessão 6. Ecoturismo
Sessão 7. Turismo ‘Sombrio’
Sessão 8. Turismo Artístico

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

ANTÓNIO BARRENTO | TÂNIA GANITO
António Barrento Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorado em História da China (SOAS, Universidade de Londres), Mestre em Estudos da Ásia do Sul (SOAS, Universidade de Londres), em Língua e Sociedade Japonesas (Universidade de Sheffield), História da Ásia (SOAS, Universidade de Londres), Estudos Asiáticos (Universidade de Hong Kong), Direito (Universidade de Hong Kong), e Estudos Europeus Avançados (Colégio da Europa, Bruges).
Tânia Ganito Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa) e docente convidada do Mestrado em Estudos Asiáticos (Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa). Doutorada em Estudos de Cultura (Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa), Mestre em Antropologia (ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa), Licenciada em Língua Chinesa (Universidade de Língua e Cultura de Pequim), Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (Universidade Católica Portuguesa) e Investigadora-Colaboradora do Instituto do Oriente (ISCSP, Universidade de Lisboa).

DATAS: Sábados | 1, 8, 15, 22 e 29 outubro; 5, 12 e 19 novembro
HORAS: 10.00 às 13.00
PARTICIPANTES Mín. 20
PREÇO: €110
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.

Visitas
91,597,476