"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

Interpretações do Brasil: História da Historiografia Económica sobre o Brasil

O Workshop Anual de Investigação Interpretações do Brasil reúne investigadores do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e de universidades de diversos países e continentes que se dedicam ao estudo da História do Brasil, nomeadamente ao estudo das interpretações do Brasil produzidas pela historiografia, pelas ciências sociais e pela produção cultural ao longo dos últimos dois séculos.

21 Set a23 Set 2022

Online
Preço
Entrada livre
 
O workshop é realizado uma vez por ano e tem um tema e um parceiro organizador específico em cada edição. Em 2022, na primeira edição do workshop, o tema é a história da historiografia económica sobre o Brasil e a organização é partilhada com o Departamento de História da Universidade Federal Fluminense.

A proposta desta primeira edição é discutir de maneira ampla e aberta diversos aspectos da história e da historiografia económica sobre o Brasil. Serão contemplados desde análises sobre como determinados temas económicos foram tratados por diferentes autores ao longo do tempo, passando por trabalhos dedicados a debater a vida e a obra de historiadores e economistas, e chegando a propostas inovadoras sobre como avançar nas investigações da história económica nos dias de hoje – isso sem esgotar as abordagens do evento.

Os organizadores convidam a comunidade académica a participar das discussões que acontecerão, via Zoom, entre os dias 21 e 23 de setembro.

Palestrante convidado:
Rafael Marquese (Universidade de São Paulo, Brasil): "O café na historiografia econômica sobre o Brasil"

Mais informações: https://bit.ly/3RTjCVb
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,590,799