"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição "Júlio Pomar: Pintura de Histórias"

Com curadoria de Alexandre Pomar e Sara Antónia Matos, a exposição pretende mostrar a forma como Júlio Pomar, desde a década de 1980, retrabalha e explora as várias narrativas, histórias e mitos que constituem um imenso património de referências culturais.

29 Abr a 16 Out 2022

Atelier-Museu Júlio Pomar
Rua do Vale, nº7, 1200-472 Lisboa


Entre 1982 e 1985 teve início um novo capítulo da obra de Júlio Pomar: começa a acentuar-se ainda mais a importância dos temas literários e surgem as figuras da mitologia clássica, com séries dedicadas ao Rapto de Europa, a Adão e Eva, Diana e Acteon, Salomé, Ulisses e as Sereias, entre outras.

A pintura de Pomar torna-se então ficção pictural, teatro, comédia e drama, transformando as histórias tradicionais em versões próprias, onde explora a constante metamorfose das figuras e a aceitação do acaso.

“Pintura de Histórias” reúne cerca de 40 obras, sobretudo de pintura – apenas pontuada por alguns desenhos -, que recriam a História e inventam histórias, revelando dimensões inesperadas da imagem, que simultaneamente revela e esconde, como se a tela fosse assumida como um ecrã onde os signos emergem e submergem, são perdidos e recuperados, mostrando como o futuro só pode ser inventado a partir de fragmentos do passado, da sua recombinação e recriação.

Horário: Terça a domingo, 10h-13h // 14h-18h

>> Mais informações

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,221,464