"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Margaret Watkins - Black Light"

Pela primeira vez em Portugal, a exposição “Margaret Watkins – Black Light” apresenta no Centro Cultural de Cascais a obra da fotógrafa canadiana Margaret Watkins (1884 – 1969), uma das mais importantes e influentes figuras da história da fotografia.

25 Set a8 Jan 2023

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália | 2750-800 Cascais

Entre 25 de setembro e 8 de janeiro de 2023, numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Em 1969, perto do fim de sua vida, Margaret Watkins – que não falava sobre o seu passado como fotógrafa – entregou uma caixa lacrada contendo todas as suas fotografias e negativos ao seu vizinho, Joseph Mulholland, com instruções estritas para que a caixa só fosse aberta após a sua morte. A inevitável redescoberta da obra da fotógrafa canadiana que se seguiu posicioná-la-ia definitivamente entre os grandes mestres da fotografia do século XX.

Uma seleção de 136 fotografias e fotomontagens vintage realizadas entre 1914 e 1939 – além de documentos e objetos originais, uma câmara de época e um filme documentário sobre a fotógrafa – compõem a exposição “Margaret Watkins – Black Light” que agora será apresentada em Cascais, constituindo um relato cativante sobre uma mulher extraordinária que, dentro do amplo panorama social e cultural do século XX, ajudou a moldar a história da fotografia.

Abertura ao público: terça-feira a domingo | 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00

Admissão: 5 euros (permite acesso a todas as exposições patentes no Centro Cultural de Cascais); ou 13 euros (permite acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus durante 24 horas)

Isenções:
1º domingo de cada mês | Crianças até aos 18 anos (inclusive) conforme o plano de ação local das Cidades Amigas das Crianças – UNICEF Detentores do cartão escolar integrado | Escolas e Instituições de educação com marcação prévia | Membros do ICOM | Funcionários CMC/FDL, Empresas e Associações Municipais IPSS de cariz social sem fins lucrativos | ONGs | Jornalistas em função, com marcação prévia | Desempregados | Membros ou representantes de parceiros e patrocinadores do Bairro dos Museus | Guias Turísticos credenciados.

Nota: Para preços reduzidos e gratuidade, é necessária a apresentação do respetivo comprovativo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "MUDA"

Em parceria com a Buzico! Produções temos o prazer de oferecer convites duplos para ver o espetáculo "Muda" no dia 1 de outubro (sábado) às 21h00, no Teatro da Comuna, Lisboa.  Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados.  

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,671,352