"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Jill Lawson em homenagem a Olga Prats no Festival de Sintra

“Quinteto Jill Lawson…Lembrando Olga Prats” é o mote para os dois espetáculos integrados na programação do 56.º Festival de Sintra e que acontecem na Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense e Sociedade Filarmónica União Assaforense, dias 28 e 29 de setembro.

28 Set 2022  |  21h00

Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense
Largo Maestro Modesto Fernandes Alves Velho 4, 2715-685 Montelavar
Preço
Entrada livre

29 Set 2022  |  21h00

Sociedade Filarmónica União Assaforense
R. Primeiro de Dezembro 13, São João das Lampas


Olga Prats deixou-nos em 2021, mas continua presente na memória do Festival de Sintra onde foi presença frequente. Com uma longa carreira, Olga Prats foi a primeira pianista a tocar e a gravar a música do argentino Astor Piazzolla, em Portugal, ou a divulgar o fado ao piano de Alexandre Rey Colaço a Eduardo Burnay.

O programa deste concerto evoca esse seu lado inovador através de uma recriação do Quinteto Novo Tango de Piazzolla, liderado por Jill Lawson, com a presença de Martín Sued, bandoneon, Vanessa Lima, contrabaixo, Manuel Ferrer, violino, e João Carreiro, guitarra elétrica.

Pianista de nacionalidade luso-americana, Jill Lawson nasceu no México em 1974 e cresceu na Bélgica, residindo atualmente em Portugal. Entre os numerosos prémios e distinções que obteve em competições nacionais e internacionais, destacam-se o 2º prémio no concurso internacional de piano “Vianna da Motta”, finalista da “Classical Fellowship Awards” da American Pianists Association e o 4.º prémio no “Concurso Internacional Schubert” em Dortmund.

Como solista, deu recitais e tocou com inúmeras orquestras de renome na Europa, América e Ásia, mantendo simultaneamente uma atividade no domínio da música de câmara. Juntamente com seu irmão Eliot, violinista, forma o Duo Lawson e toca com regularidade com o violonista Carlos Damas e faz parte do Quarteto de Piano de Moscovo. Trabalha ainda com diversos cantores. É docente na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, e coordenadora da classe de Piano na Escola de Música do Colégio Moderno em Lisboa.

O Festival de Sintra é um evento da Câmara Municipal de Sintra e direção artística de Gabriela Canavilhas, este ano sob o tema “Música, a musa do Rei Artista” em celebração e homenagem a D. Fernando II e à sua devoção pelas artes.

De 23 de setembro a 9 de outubro, o público poderá assistir a grandes momentos de música e contrapontos um pouco por todo o Concelho de Sintra entre salas de espetáculo, palácios e igrejas.

A entrada para este espetáculo é gratuita, mas limitada à lotação disponível, num máximo de 2 bilhetes por pessoa. A reserva é realizada exclusivamente online mediante envio de e-mail (o bilhete eletrónico será enviado para o mesmo e-mail).

Saiba mais em www.festivaldesintra.pt 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,758