"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Diving Talks Underwater Photography Collection

Mostra reúne trabalhos de alguns dos mais reconhecidos fotógrafos subaquáticos da atualidade, presentes na segunda edição do Diving Talks.

6 Out a 15 Out 2022

Tróia - Aqualuz Tróia Events Centre
Alameda do Zambujeiro, 7570-789
 
A segunda edição do Diving Talks – evento promovido pela Portugal Dive – está de regresso a Tróia, entre os dias 7 e 9 de outubro. O arranque do evento será precedido pela inauguração de uma exposição de fotografia subaquática: “Diving Talks Underwater Photography Collection”. O momento acontece no dia 6 de outubro, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Grândola, e vai reunir imagens e vídeos de fotógrafos subaquáticos e mergulhadores profissionais que marcam presença no Diving Talks.

Brandi Mueller (fotógrafa e escritora), Ellen Cuylaerts (fotógrafa que se tem dedicado a capturar imagens da vida selvagem nos oceanos) e Nuno Vasco Rodrigues (biólogo marinho que tem utilizado a fotografia como instrumento de estudo e comunicação com o objetivo de conservação). São estes os nomes, que a par de Nuno Sá – fotógrafo e realizador subaquático especializado em grandes animais, que participou em várias produções para a BBC e National Geographic, e que nesta mostra assume também o papel de curador – marcam presença na primeira exposição de fotografia subaquática do Diving Talks, que tem como principal objetivo consciencializar a população em geral para a necessidade de promover políticas e comportamentos mais sustentáveis.

Arlindo Serrão, founder e manager da Portugal Dive, afirma que “com a inauguração desta exposição pretendemos fazer de Grândola a Capital Europeia de fotografia subaquática 2022, avançando ainda que “o objetivo desta primeira exposição é iniciar a construção de um acervo fotográfico subaquático do qual nos possamos orgulhar no futuro, elevando a prática de mergulho”.

Durante os três dias do Diving Talks, Tróia acolhe aquele que é o maior encontro sobre mergulho realizado em Portugal. No primeiro dia do evento, 7 de outubro, os participantes vão ter a oportunidade de conversar com diversas marcas do setor e fazer parte de um momento de mergulho coletivo, onde poderão testar novos equipamentos. Já nos dias 8 e 9 de outubro, o destaque vai para os 10 painéis de discussão, que integram 27 oradores nacionais e internacionais, como Aviad Cahana – responsável pela invenção do Avelo System, uma tecnologia que, além de leve, permite aos mergulhadores ter mais controlo sobre a sua flutuabilidade –, Dalia Faria – mergulhadora profissional com paralisia espática – ou Tomasz Stachura – fotógrafo submarino, especializado em fotografia de destroços a grande profundidade.

No evento vão ser abordados temas como o impacto de leis internacionais na formação de novos mergulhadores, a influência da inteligência artificial no mergulho técnico e, ainda, a história do último navio da Alemanha Nazi que naufragou no Oceano Báltico, entre outros tópicos. As inscrições para o Diving Talks já estão disponíveis e os valores variam entre os 20 e os 90 euros, mediante o tipo de experiência que os participantes escolherem (mais informações no website do evento). Acrescente-se, ainda, que no dia 7 de outubro haverá uma visita guiada a Grândola, sem qualquer custo associado, que fará uma paragem pela exposição de fotografia subaquática.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,196,200