"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Orquestra Parkinsound apresenta "On" no Espaço Vita

E se a música for capaz de melhorar a doença de Parkinson? Este foi o ponto de partida para a criação de uma orquestra, onde, através das suas vozes, sintetizadores, percussões, guitarra, piano e sopros os doentes transmitem a sua experiência através da música.

8 Out 2022  |  21h30

Espaço Vita
R. de São Domingos 94B, 4710-435 Braga
Preço
Entrada livre


A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo que afeta aproximadamente milhares de pessoas. Os doentes de Parkinson têm sintomas de tremores em repouso, rigidez muscular, movimentos lentos e diminuídos e, com o tempo, instabilidade corporal!

Agora imagine uma Orquestra toda ela composta por doentes de Parkinson. Uma orquestra composta por coro, percussão, eletrónica, teclado e saxofone!

Vinte e quatro pessoas (incluindo três antigos músicos) todos portadores de Parkinson.

É assim a Orquestra Parkinsound, um projeto único e inovador que está a ser promovido em Braga, em conjunto com músicos e médicos do serviço de neurologia do Hospital de Braga.

Voltamos à questão: E se a música for capaz de melhorar a doença de Parkinson?

A questão foi debatida no Congresso Mundial de Neurologia, e vai ser objeto de um estudo por parte do Gabinete de Neurologia do Hospital de Braga, que está já a fazer uma avaliação do impacto do projeto no desenvolvimento da doença, fazendo uma apreciação antes da ingressão na Orquestra Parkinsound, durante a participação no projeto, e no final do projeto.

No fundo, os Médicos do serviço de neurologia do Hospital de Braga vão tentar responder à questão colocada através de um estudo científico feito com os membros da Orquestra Parkinsound.

“O que é que um doente de Parkinson quer expressar ao mundo? Através da sua voz, sintetizadores, percussões, guitarra, piano e sopros os doentes transmitem a sua experiência através da música.” Isso mesmo refere Pedro Santos, diretor artístico da Orquestra Parkinsound.

O projeto culmina no próximo dia 8 de outubro, sábado, pelas 21h30, no Espaço Vita, em Braga, com a Orquestra Parkinsound a apresentar “ON”.

O concerto é de entrada livre, no entanto carece de levantamento prévio de bilhete com lugar marcado.

Orquestra Parkinsound é um projeto incluído na operação “ATLAS”, resultado de uma candidatura do Município de Braga ao NORTE-07-4230-FSE-000078 - CULTURA PARA TODOS, sendo cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Ficha técnica:
Direção artística e musical – Pedro Santos
Direção de grafismo e vídeo – Maria Mónica
Direção médica – Margarida Rodrigues
Coordenação de percussão – André Nunes
Engenheiro de som – Manuel dos Reis
Apoio técnico – Bula

Classificação etária – 3 anos
Duração – cerca de 45 minutos 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,216,521