"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Orquestra italiana Il Giardino Armonico regressa a Portugal

Concerto "Con Affetto" explora a relação entre emoção e razão na música italiana do século XVII. 

22 Out 2022  |  21h30

Centro de Artes de Sines
R. Cândido dos Reis, 7520-177 Sines

23 Out 2022  |  18h00

Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa


A convite da Embaixada de Itália em Lisboa, a orquestra italiana de música barroca Il Giardino Armonico, dirigida pelo maestro Giovanni Antonini, traz a Portugal o concerto “Con Affetto”, exibindo-se em Sines e Lisboa, a 22 e 23 de outubro. No Centro de Artes de Sines, a 22 de outubro, às 21h30, fica a cargo do grupo italiano o concerto de encerramento da 18ª edição do “Festival Terras Sem Sombra”, iniciativa itinerante que ao longo do ano percorre diversas cidades do Alentejo para promover música, património e biodiversidade. No dia seguinte, 23 de outubro, às 18h00, Il Giardino Armonico atuará em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.

O programa do concerto “Con Affetto” aborda a relação entre emoção e razão na música italiana do século XVII, altura em que a música instrumental reivindica uma linguagem autónoma e se desenvolve independentemente da sua contraparte vocal. De facto, se parcialmente se desvincula dela, também abraça as suas qualidades teatrais e tenta imitar a sua capacidade de emocionar e mover os afetos, colocando o ouvinte perante uma experiência estética e sensorial conjunta. No século XVII, a sensualidade que acende os sentidos passa através das peculiaridades timbrais do instrumento, um instrumento preciso, para o qual se escreve música. Não é, por isso, por acaso que nestas mesmas décadas se desenvolve o profissionalismo instrumental e que a música é escrita tendo em mente a perícia do virtuoso.

Por muito sedutora que seja, porém, esta música não se pode contentar com gratificar o ouvido, estimulando os sentidos. Para mover os afetos, deve ser capaz de recriar os mecanismos de tensão e relaxamento próprios da retórica da música vocal. O novo conceito subjacente a esta estética é, portanto, o do “concerto”, não entendido como uma forma musical, mas no seu significado de contraste e concordância, ou seja, de dialética, na justaposição de secções que privilegiam alternadamente o conjunto e o solista. O intelecto fica satisfeito com as possibilidades que o novo estilo concertante desdobra, enquanto o ouvido desfruta dos caracteres materiais, isto é, as tremulações, ecos e trilos que se referem mais especificamente à dimensão “sensual” da música.

Nos concertos em Portugal a orquestra será composta por Giovanni Antonini (flautas e direção musical), Stefano Barneschi e Marco Bianchi (violinos), Paolo Beschi (violoncelo) e Riccardo Doni no cravo. Os bilhetes para o concerto de Lisboa já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site e bilheteiras da Fundação Calouste Gulbenkian em www.gulbenkian.pt. Os bilhetes para o “Festival Terras Sem Sombra” serão disponibilizados gratuitamente a partir de 3 de outubro nos meios digitais da Câmara Municipal de Sines e do Centro de Artes de Sines em www.sines.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,227,444