"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Festivais de Outono assinalam 100 anos da morte de Proust e encerram com Holst e Tan Dun

Obras de Tan Dun e de Gustav Holst, interpretadas pela Orquestra Filarmonia das Beiras, em colaboração com a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA/UA), encerram os Festivais de Outono (FO) 2022. 

21 Out a25 Nov 2022

Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro


O concerto, a 25 de novembro, no Teatro Aveirense, a partir das 21h30, será dirigido pelo maestro Luís Carvalho. Nele participam ainda o Coro Feminino do DeCA/UA e o guitarrista Javier Somoza. Para 21 de novembro, está agendada a homenagem a Proust.

Um recital de viola e piano, na Igreja das Carmelitas, a 21 de novembro, a partir das 21h30, constituirá uma homenagem pelo centenário da morte de Marcel Proust, autor de “Em Busca do Tempo Perdido”, em sete volumes, entre outras obras. Figura maior da cultura francesa e ocidental, importa recuperar, nesta edição dos FO, a sensibilidade do seu tempo, convocando as obras e compositores que acompanharam a sua vida privada e moldaram a sua obra literária.

Através deste programa, intitulado “Du Côté de Chez Proust”, poder-se-ão ouvir obras de alguns dos seus amigos mais próximos, obras dedicadas a violetistas que tocaram em sessões musicais privadas na casa do escritor, bem como a provável fonte da famosa petite phrase que constituiu o leitmotiv de toda a sua obra-prima - a Sonata de César Franck -, entre outras peças de grande circulação no seu tempo. O recital propõe uma viagem à Paris de viragem de século, um vislumbre da Boulevard Haussman, da Rue Hamelin, um perfume dos imaginários salões dos Verdurin, de Combray, de Balbec, ou dos amores de Swann.

Bilheteira: reservar (entrada gratuita)

Concerto de Encerramento dos Festivais de Outono 2022 
No dia 25 de novembro, pelas 21h30, no Teatro Aveirense, a Orquestra Filarmonia das Beiras em colaboração com a Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA/UA) encerram a edição de 2022 dos Festivais de Outono. Este concerto, que encerra os FO 2022, é dirigido pelo maestro Luís Carvalho, também professor do DeCA, inclui o “Concerto para Guitarra e Orquestra” (Yi2), de Tan Dun, e a obra “Os Planetas”, op.32 de Gustav Holst.

Este concerto conta ainda com a participação do Coro Feminino do DeCA – que é dirigido pelo maestro e professor António Vassalo Lourenço - e com o guitarrista Javier Somoza.

Javier Somoza combina, desde 2008, a docência como professor catedrático do Real Conservatório Superior de Música de Madrid (RCSMM) com a sua atividade como concertista: a solo, solista com orquestra, e fazendo parte de diversas formações de câmara. Conquistou prémios em mais de vinte concursos internacionais de guitarra, ao longo da sua carreira. Somoza é frequentemente convidado como concertista, conferencista e professor em festivais internacionais de guitarra e outras instituições musicais em Espanha e no estrangeiro. É doutorado em Musicologia pela Universidad Computense de Madrid e diretor artístico do Concurso Internacional de Guitarra “Fernando Sor”, tendo sido durante vários anos membro do Conselho Editorial de Roseta, a revista musicológica espanhola dedicada a temas guitarrísticos editada pela “Sociedad Española de la Guitarra”, com a qual continua a colaborar.

Bilheteira: reservar (de 5 a 7 euros).

PROGRAMAS

Du Côté de Chez Proust
João Pedro Delgado (viola de arco), Hélder Marques (piano)

Louis Vierne (1870-1937)
“Deux Pièces”, para viola de arco e piano

Reynaldo Hahn (1874-1947)
“Soliloque et Forlane”, para viola de arco e piano

Gabriel Fauré (1845-1924)
“Berceuse”, para viola de arco e piano

Léon Honnoré (1868-1930)
“Morceau de Concert”, op.23, para viola de arco e piano

Eugène Cools (1878-1936)
“Andante serio”, para viola de arco e piano

César Franck (1822-1890)
“Sonata em Lá Maior”, para violino (viola de arco) e piano

Concerto de encerramento dos Festivais de Outono 2022
Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação, Coro Feminino do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), Javier Somoza (guitarra), Luís Carvalho (maestro convidado), António Vassalo Lourenço (Maestro do Coro Feminino do DeCA)

Tan Dun (1957) – “Concerto para Guitarra e Orquestra” (Yi2) 

I. “Rubato”
II. “Adagio”
III. “Andante Agitato”
IV. “Cadenza”
V. “Ending”

Gustav Holst (1874-1934) – “Os Planetas”, op.32 

VI. “Marte, o Portador da Guerra”
VII. “Vénus, o Portador da Paz”
VIII. “Mercúrio, o Mensageiro Alado”
IX. “Júpiter, o Portador da Alegria”
X. “Saturno, o Portador da Velhice”
XI. “Urano, o Mago”
XII. “Neptuno, o Místico”  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Participe e... boa sorte!

Visitas
73,320,123