"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Aguarelas para a Rainha. O Álbum de Düsseldorf oferecido a Dona Estefânia"

O MNAA e a Fundação Casa de Bragança apresentam uma nova exposição temporária.

20 Out a 31 Dez 2022

Museu Nacional de Arte Antiga
R. das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa


No século XIX era costume organizarem-se álbuns com composições destinadas a assinalar ocasiões específicas. O conjunto de aguarelas, que será exposto no MNAA, foi reunido como presente comemorativo e oferecido a Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen pelo Prefeito de Düsseldorf quando a princesa deixou a cidade, rumo a Lisboa, para casar-se com o rei D. Pedro V de Portugal. Eram, originalmente, vinte e cinco aguarelas guardadas numa bela caixa-estojo. Cada aguarela foi executada por um dos principais pintores que trabalhavam na cidade. Mostram diferentes locais, tanto no centro de Düsseldorf como nas cercanias. Há também festividades e representações da vida social dos habitantes da cidade, além de outras mais pessoais, alusivas ao casamento da princesa. Através do álbum, a futura rainha de Portugal conservava na memória os anos felizes vividos na cidade.

Pertence atualmente ao acervo do Museu-Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, o álbum foi recentemente objeto de um projeto de conservação e estudo pela Fundação Casa de Bragança. O conjunto de aguarelas foi objeto de uma primeira apresentação pública no Goethe-Museum (Düsseldorf) e é agora apresentada em Portugal, na sala dos Passos Perdidos do MNAA. A mostra estará patente ao público de 20 de outubro a 31 de dezembro de 2022 na Sala dos Passos Perdidos no Piso 0 do Museu Nacional de Arte Antiga.

Sobre a princesa Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen, rainha de Portugal
Nascida em Sigmaringen, no Castelo de Krauchenwies, a 15 de julho de 1837, D. Estefânia era a filha mais velha de Karl Anton, príncipe de Hollegozern-Sigmaringen, e da princesa Josefina de Baden. Em 1848, o pai abdicou dos seus direitos ao principado. Em 1852, foi nomeado tenente-general do exército prussiano e comandante da divisão do Reno, indo residir com a família para Düsseldorf e habitando o Palácio de Jägerhof. A 15 de dezembro de 1857, a princesa foi pedida oficialmente em casamento, com grandes festejos públicos na cidade. Em fevereiro de 1858, partiu para Berlim onde se celebrou o casamento por procuração, a 29 de abril, na Catedral de Santa Hedviges. Partiu para Lisboa a 3 de maio e nunca mais regressou a Düsseldorf. O álbum destinava-se a que a futura rainha de Portugal pudesse conservar na memória os anos felizes vividos na cidade. Pertence atualmente ao acervo do Museu-Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa.

Museu Nacional de Arte Antiga
Criado em 1884, o MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais relevante coleção pública do país: pintura, escultura, artes decorativas – portuguesas, europeias e da Expansão –, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como «tesouros nacionais», assim como a maior coleção de mobiliário português. São também de grande relevância no acervo, nos diversos domínios, algumas obras de referência do património artístico mundial, não só na pintura, mas também no âmbito das suas coleções de ourivesaria, cerâmica, têxteis, vidros e ainda desenhos e gravuras.

No acervo do MNAA, destacam-se os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, obra-prima da pintura europeia do século XV, a Custódia de Belém, de Gil Vicente, mandada lavrar por D. Manuel I e datada de 1506, os Biombos Namban, do final do século XVI, registando a presença dos portugueses no Japão, Tentações de Santo Antão, de Bosch, exemplo máximo da pintura flamenga do início do século XVI, São Jerónimo, de Dürer, inovadora representação do Santo, e importantes obras de Memling, Rafael, Cranach ou Piero della Francesca. Destaque ainda para a Baixela Germain, um impressionante serviço de mesa do século XVIII, encomendada por D. José I à famosa oficina parisiense de Thomas Germain, o ourives de Luís XV.
www.museudearteantiga.pt

Inaugura a 19 de outubro de 2022 pelas 18h na Sala dos Passos Perdidos (entrada pela Rua das Janelas Verdes).  

Horário do Museu Nacional de Arte Antiga
Terça a domingo, 10h-18h 

Como chegar
Rua das Janelas Verdes
Autocarros 713, 714, 727
Av. 24 de Julho
Autocarros 728, 732, 760 Elétricos 15 E, 18 E
Largo de Santos
Elétrico 25 E
GPS 38.704516 -9.162278

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,204,498