"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Visitas/Observações

Escultura ao vivo em Matosinhos

Simpósio internacional vai decorrer de 1 a 15 de junho, permitindo assistir ao trabalho de três artistas que produzirão obras para valorizar a cidade.

1 Jun a15 Jun

Galeria Municipal de Matosinhos
Avenida Afonso Henriques, 4454-510 Matosinhos
Três peças escultóricas serão executadas durante o Simpósio de Escultura em Mármore que vai decorrer em Matosinhos entre os dias 1 e 15 de junho, no parque de estacionamento existente junto à Galeria Municipal. Os três escultores que participam nesta edição trabalharão ao ar livre e diante do olhar de quem passe, desvendando o processo que transforma um bloco de pedra numa obra de arte.

A iniciativa, integrada na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, contará com a participação de três conceituados artistas plásticos: Paulo Neves, Victor Ribeiro e o galego Alvaro de la Vega, todos representados em destacadas coleções públicas e privadas, nacionais e internacionais. 

As três peças a realizar passarão a integrar o acervo da cidade de Matosinhos. Duas das peças serão instaladas nos jardins envolventes da Galeria e da Biblioteca Municipal, juntando-se às esculturas que já ali existem. A terceira peça deverá ser colocada na área ajardinada existente junto ao acesso à ponte móvel, em Leça da Palmeira.

O Simpósio de Escultura em Mármore permitirá, assim, enriquecer o património artístico de Matosinhos, que conta já com um conjunto de peças de grande qualidade, de artistas como Irene Vilar, Gustavo Bastos, Barata Feyo, Lagoa Henriques, Armando Alves, Zulmiro de Carvalho ou Janet Echelman.

Ainda este ano, recorde-se, a cidade passará a contar com mais duas obras de conceituados artistas nacionais. Julião Sarmento está a conceber um monumento que homenageará o liberalismo português e o único primeiro-ministro natural de Matosinhos, Manuel da Silva Passos (Passos Manuel). Rui Anahory criará também um conjunto escultórico de evocação dos operários e operárias da indústria conserveira, que ficará na futura praça de Matosinhos-Sul. A coleção de arte pública da cidade será ainda beneficiada pela intervenção que requalificará o mural cerâmico de José Emídio, instalado no Parque 25 de Abril.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O FIM DA CARNE"

“O Fim da Carne” do realizador alemão Marc Pierschel é o filme do mês da Zero em Comportamento e neste passatempo pode habilitar-se a ganhar convites duplos. Participe!

Visitas
59,253,666
>