"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop: Sado - Cerimónia de Chá

Sado, a cerimónia tradicional de chá japonesa, é um ritual secular que conjuga vertentes artísticas, religiosas, filosóficas e sociais. Nesta sessão, vamos conhecer a sua história, observar um temae (ritual) e degustar um chá e wagashi (doces sazonais).

10 Dez 2022  |  10h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
40.00€


Sado
, chamado em português de cerimónia de chá, significa literalmente o “caminho do chá”.

Tradicionalmente o ritual acontece numa sala própria com tatami (chashitsu) e tanto o anfitrião como os convidados, envergando roupa formal, se sentam sobre as pernas em seiza. Apesar da aparente rigidez, sado desenvolveu-se ao longo dos tempos e conta com diversos procedimentos e rituais (temae) cujo intuito é celebrar o encontro entre pessoas como um evento único.

Neste workshop desmistifica-se o ritual de sado e mostra-se que é muito mais do que observar, beber matcha e obedecer a regras.

Como introdução, será abordada brevemente a história secular de sado e apresentadas as suas diferentes vertentes: artística, religiosa, filosófica, ética, ascética e social.

Nos seus diversos desenvolvimentos, a filosofia Zen é uma constante, e por isso, sado é considerado uma experiência de atenção plena ao momento em si. Zen influenciou a arquitetura da chashitsu, a escolha dos utensílios, assim como as flores e doces (wagashi) de acordo com a estação e/ou mês.

No workshop poderá observar um temae, comer wagashi e beber matcha.

PROGRAMA

  • História do Sado
  • Prática Zen
  • O que é matcha
  • Acessórios para o chá (chadogu)
  • A sala de chá (chashitsu)
  • Anfitrião e convidados (teishukyaku)
  • Doces (wagashi)
  • Ritual (temae)

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

MARTA MUNDO 
Tem vivido nos últimos anos no Japão onde estuda cultura tradicional. Estudante de sado, em 2017 foi aceite como kyaku (convidada) por uma sensei da escola Omotesenke em Hiroshima Na mesma altura, aprendia a vestir kimono. Mais tarde foi aceite por um sensei da escola Urasenke em Shiga como teishu (anfitriã) e aprofundou as vertentes práticas, estéticas e filosóficas ligadas ao Zen. Em 2022 mudou-se para perto de uma família de sensei em Tóquio onde continua os estudos de sado, assim como de wagashi (doces tradicionais) e design de chashitsu (sala de chá). Por curiosidade, auto-conhecimento e investigação, Marta já realizou algumas peregrinações, nomeadamente Shikoku Henro por duas vezes, a última como bolseira da Fundação Oriente.

PARTICIPANTES Mín. 8, máx 16
PREÇO €40 [inclui matcha e wagashi]
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
75,468,928