Encontros
33º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, para assinalar o aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, organiza uma tertúlia com autores de literatura infantojuvenil, durante a qual serão lançados 4 títulos da coleção Cuida Bem de Mim!, destinados a crianças e adultos. O evento contará com a participação de estudantes de estabelecimentos escolares próximos à BNP.
21 Nov 2022 | 10h00
“A 20 de novembro de 1959 a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Direitos da Criança e no mesmo dia, em 1989, a Assembleia adotou por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC). O documento foi ratificado em 1990, inclusive por Portugal.
A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.” (da página principal do site da CNPDPCJ).
Para assinalar este dia, a CNPDPCJ organiza uma tertúlia/conversa com autores de literatura infantojuvenil, durante a qual se fará também o lançamento de 4 obras da coleção Cuida bem de Mim!
Na sessão estarão também presentes algumas crianças da Escola Básica dos Coruchéus, pretendendo-se criar um momento de interação com esse público.
Programa
10h00 | Abertura
Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens
Tertúlia com autores da Coleção Cuida bem de Mim!
Cuida bem de Mim! Maria Inês Almeida
Estou aqui, contigo, Margarida Fonseca Santos
Isso resolve-se, David Machado e Sandra Abafa (ilustradora)
Por cada pássaro que anoitece..., João Pedro Mésseder
11h20 | Interação com alunos da Escola Básica dos Coruchéus
Moderação: Maria João Fernandes, vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens

