"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

A Alegoria da Caverna

Projeto desenvolvido no âmbito da iniciativa PARTIS & Arts for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian, que fomenta diálogos entre as especificidades da cultura surda e da cultura ouvinte.

8 Dez 2022  |  18h00

Teatro Independente de Oeiras
R. Dr. José Joaquim de Almeida 2, 2780-322 Oeiras

Este é um projeto desenvolvido no âmbito da iniciativa PARTIS & Arts for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian, com financiamento do BPI e da Fundação La Caixa, sob a batuta de Sofia de Portugal e promoção do Grupo TEMA.

O objetivo era construir um projeto de formação e investigação teatral que fomentasse diálogos entre as especificidades da cultura surda e da cultura ouvinte. Os resultados desejados eram a descoberta de novas metodologias teatrais, novas formas expressivas não convencionais, novos signos comunicantes que acrescentassem palavras, não apenas à dramaturgia portuguesa, mas também à identidade surda, o enriquecimento recíproco entre comunidades e o desbravar de um espaço criativo que esbatesse as fronteiras entre surdos e ouvintes, tanto no palco como na sociedade.

Deste projeto de formação e investigação teatral com atores surdos, que teve a duração de dois anos, surgiu um espetáculo original, que pretende falar da própria cultura surda.

Partindo de histórias autobiográficas, construímos uma narrativa que pretende ser uma janela entre o mundo ouvinte e o mundo surdo, promovendo encontros criativos entre as diferentes culturas. Chegou-se a um espaço teatral de partilha, onde a Língua Gestual Portuguesa e a língua portuguesa oralizada partilham o centro da ação. Ambas as Línguas dialogam e entram em conflito, de modo a gerarem novas ações teatrais, gerando novos elementos comunicantes que servem tanto a comunidade surda como a comunidade ouvinte.

A primeira grande vitória deste projeto, cujos objetivos passavam precisamente pela profissionalização do ator surdo ganhou forma e foi concretizada.

>> Bilhetes
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Estilhaços de Escuridão"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de Estilhaços & Ensemble Vocal EPME, que terá lugar no próximo dia 23 de março (sábado) às 21h30, no Auditório de Espinho. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
89,535,113