"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro e Dança

Peça de Teatro "ONNI – Objeto Náutico Não Identificado" em Carnaxide

Na linguagem de teatro físico, com encenação do excecional encenador inglês JOHN MOWAT, esta peça de teatro retrata o momento histórico da chegada dos europeus à América do Sul no ano de 1500.

26 Nov a27 Nov 2022

Auditório Municipal Ruy de Carvalho
Rua 25 de Abril, Lote 5 - Centro Cívico de Carnaxide
Preço
Entrada livre


Conhecer o passado é compreender o presente e a consciência de que ele pode e deve ser alterado.

Este trabalho surge como celebração dos 200 anos da independência do Brasil e resposta para esta problemática social que atingi milhares de cidadãos em todo o mundo, um dos principais focos da Agenda de 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU ou seja “dignificar as ações em prol da educação para o respeito dos direitos humanos, da igualdade de género e de oportunidades, a promoção de uma cultura de paz e de não-violência, da cidadania global e da valorização da diversidade cultural.”

Um elenco jovem, energético, composto por três incríveis profissionais da lusofonia.

Uma obra dinâmica, oportuna, diria mesmo essencial nos tempos que correm e destinada a toda a família.

O espetáculo é uma criação coletiva entre Maria Mascarenhas, Cíntia Lopes, John Mowat, Maria Mascarenhas e Valéria Carvalho. Fruto de um trabalho de estudo e pesquisa que durou 16 meses e resultou numa obra de profundo rigor histórico.

Uma peça com Anilson Eugénio, Armando Amaral e João Lima numa encenação de John Mowat.

JOHN MOWAT (Encenador)
John Mowat nasceu em Londres. Estudou escultura na City and Guilds of London Art School e até 1980 trabalhou como escultor para a Royal Shakespeare Company e a English National Opera, bem como para a BBC. Entretanto começou a estudar pantomima e em 1980 começa a criar os seus próprios espetáculos “one-man-show’s” que devido à inovação na linguagem cénica foram apresentados em vários festivais em países no mundo inteiro. Em 1994 cria em conjunto com Paul Morel e Tanya Scott-Wilson a companhia de teatro Oddbodies, na qual dirigiu e interpretou vários espetáculos de pantomima e teatro. Desde o ano 2000 que John tem encenado diversas peças e trabalhado com as melhores companhias de teatro do mundo. John é sem dúvida um dos maiores talentos de sua geração.

ANILSON EUGÉNIO (Ator)
Profissional formado pelo curso de Artes, Espetáculo e Interpretação, concluído no IDS (Instituto para o Desenvolvimento Social), protocolo com Teatro Cine-Arte A Barraca. Estreou-se em 2012, ainda na Escola Padre Alberto Neto com o texto de José Saramago “A ilha desconhecida”, desde então integrou inúmeras produções no teatro e na TV trabalhando para a SP Televisão e Plural Entertament TV; mais recentemente integrou o elenco principal de “O Bar do Gilmário” com a personagem “Kapuka” produzido pela MUNDO FOX e SP Televisão.

ARMANDO AMARAL (Ator)
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, ator profissional formado pela escola de teatro “O Tablado” e pela “Escola de Atores Wolf Maya. No teatro, foi aluno de Bernardo Jablonsky, Ernesto Piccolo, João Brandão, Delson Antunes, Oscar Saraiva, Isio Ghelman, Sura Berditchevsky, entre outros. Entre seus principais trabalhos teatrais estão o espetáculo “O Julgamento do Macaco”, direção de Cleiton Rasga, o qual lhe rendeu o prémio de melhor ator coadjuvante, no XI FIT ND; “O Inimigo Invisível”, também dirigido por Cleiton; “O Talhado Mundo”, direção de Marcos Wainberg; no ano de 2016 fez parte do elenco de “33 Variações”, sob direção de Wolf Maya.

JOÃO LIMA (Ator)
Ator formado pela Escola Profissional de Teatro de Cascais, nascido numa família de artista, desde a mais tenra infância começou a frequentar oficinas e workshops de teatro, estreou-se aos 8 anos de idade na peça “Pequenas Histórias” no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço. Aos 12 anos foi um dos protagonistas de uma das mais populares séries infantojuvenis da TVI “Campeões e Detetives”. Após concluir o curso na EPTC protagonizou as peças “Barulho das Luzes”, com encenação de Tiago Torres da Silva; “O Sofá a mamã e EU”, encenado pelo italiano Lamberto Carrozi; “Ponto de Partida”, de Marco Almeida. Prepara-se nesse momento para estrear a sua primeira longa metragem.

26 de novembro – 21H30 | 27 de novembro – 16H00

CONDIÇÕES DE ACESSO:
ENTRADA LIVRE
Abertura das portas: 20 minutos antes do início do espetáculo.
Não é permitida a entrada após o seu início

INFORMAÇÕES AO PÚBLICO:
Tel. 214 430 799 | 214 408 582 | 214 408 524
Endereço eletrónico: paulo.afonso@oeiras.pt
Site: www.oeiras.pt

RESERVAS: neuroniosanonimos@gmail.com | www.neuroniosanonimos.com

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,336,766