"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Gastronomia

Melting Gastronomy Summit

A segunda edição do Melting decorre na sexta-feira, 25 e no sábado, 26 de novembro, no Mercado do Bolhão, no Porto.

25 Nov a27 Nov 2022

Galeria do Mercado do Bolhão
R. Formosa, 4000-214
Porto

Com curadoria de Ricardo Dias Felner, as Melting Table Talks desafiam 20 oradores, incluindo chefs nacionais e internacionais, produtores, jornalistas e investigadores, a orientar provas e a participar em conversas e live cookings. São duas tardes à mesa, totalmente dedicadas à Terra e ao Mar.

Chefs nacionais e internacionais apresentam e cozinham alguns dos produtos e das receitas que distinguem a gastronomia portuguesa, como as sopas, os azeites, os arrozes, os pratos de porco e de peixe.

A iniciativa conta com sessões inéditas que combinam vários chefs, produtores e especialistas como Nuno Castro (Fava Tonka) e Renato Cunha (Ferrugem), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores) a cozinhar com Francisco Alves, produtor de excelência de suínos de raça alentejana, o jornalista Edgardo Pacheco e a oleóloga Ana Carrilho, do Esporão, numa surpreendente prova de azeites com sobremesas, entre muitas outras.

O Melting junta o melhor da gastronomia e do vinho: a cargo do enólogo Carloto Magalhães, cada prato apresentado contará com a harmonização de um vinho, onde se destacam, por exemplo, no dia 25, o pairing de caldo verde da Natalie Castro, do Isco, com um Vinhas Do Côa 2020, a feijoada dos chefs Nuno Castro e Renato Cunha com um Quinta Vale de Fornos Touriga Nacional 2016, assim como a carne de porco à alentejana do chef André Magalhães acompanhada pelo Riso Reserva Tinto 2014. No segundo dia, a gamba branca andaluza com brasa de videira e gordura de vaca do chef Edu Pérez será harmonizada com Quinta Vale de Fornos Branco 2019, as tripas de mero do trio do Cañabota, em Sevilha, são servidas com um Cabeça Burro Branco reserva 2021. Para terminar, a sopa de peixe do chef Vasco Coelho Santos estará em prova com o Palato Branco Reserva 2020.

Convidados estrangeiros, como o Projeto A.Mar, do Brasil, trazem a sustentabilidade para a mesa com os seus enchidos de peixe, e os chefs espanhóis Edu Pérez (Tohqa) e Juanlu Fernández (Cañabota), mostram os seus dotes como especialistas dos frutos do mar na emergente região da Andaluzia.

Os visitantes terão a oportunidade de interagir com reconhecidas figuras do setor e irão provar as especialidades preparadas na cozinha montada na galeria do mercado, nesta ação que é para todos, dos curiosos e apaixonados aos profissionais.

O Melting Gastronomy Summit é promovido pela AGAVI - Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade.

+ INFO

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,335,153