"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição Find Your Emotions reúne artista belga e dois brasileiros na Graça

De 10 a 15 de dezembro, o público é convidado a encontrar as suas emoções na Art Week da Cerâmica Lemos.

10 Dez a 15 Dez 2022

Cerâmica Lemos
Travessa da Pereira 16A, Armazém 12, Graça
Preço
Entrada livre

Três artistas, três vertentes e uma conexão clara: a emoção. O belga Jan Samyn e os brasileiros Ronan Horta e Ricardo Lemos se unem em Portugal para a exposição Find Your Emotions, que acontece no Art Week, de 10 a 15 de dezembro no atelier da Cerâmica Lemos, na Graça.

“O conceito da exposição é unir três artistas que convergem num mesmo interesse na arte, que é falar sobre emoções. Temos um escultor, um pintor e um storyteller, que trabalha com máscaras e desenvolveu a Máquina das Emoções”, explica a curadora Renata Hessel.

Jan Samyn é um contador de histórias e promove com suas obras o debate da expressão das emoções pela sua arte. As suas máscaras já foram expostas em diversos lugares do mundo como Estados Unidos, Holanda, Itália, Espanha e França. Para a exposição em Lisboa, Jan também trará a obra Máquina das Emoções, em que a luta para expressar as emoções é simbolizada por um grande homem ajoelhado sobre uma cadeira de madeira, com as garras agarradas, onde estão disposta 523 emoções, numa ordem complexa de números primos, categorias, cores, símbolos, línguas e textos.

“Durante esta exposição, apresentarei novos trabalhos, todos concentrados em sete máscaras, que representam todas emoções diferentes da Máquina das Emoções. Medo, raiva, tristeza, alegria, espanto, repugnância e arrepio. Estou entusiasmado por esta exposição especial e muito íntima em Lisboa, este país e esta magnífica cidade está a se tornar o novo centro na minha vida”, contou Jan Samyn.

Ronan Horta traz para a pintura e a liberdade de emoções como tema central da sua coleção. A ideia é não ter regras e emocionar o público.

Ricardo Lemos, que abre o seu atelier para receber o evento, traz das emoções de seu subconsciente a inspiração para suas esculturas na cerâmica.

“As minhas esculturas representam uma retrospectiva de três anos em busca da minha arte bruta. Durante essa jornada, expressei através das minhas mãos, modelei, esculpi os meus pensamentos, momentos que vivenciei durante esse período. São esculturas que se movimentam. Por isso, desafiam o equilíbrio e a técnica cerâmica. No fundo, são imagens que vêm do meu inconsciente, carregadas de simbologia e transformam-se em esculturas. Tornam-se vivas e ficarão sempre viva aos olhares”, afirma o artista, que vive em Lisboa há 3 anos, e já teve o trabalho exposto em Noruega, França, Estados Unidos e Brasil.

EXIBIÇÃO
De 10 a 15 de dezembro
Horários: Dia 10 - a partir das 16h
Dias 11, 12, 13 a 15 de dezembro - de 10h a 16h
Dia 14 - a partir das 18h

VERNISSAGE: 10 de dezembro, a partir de 16h, música com João Ventura
FINISSAGE: 14 de dezembro, a partir de 18h, música com Antonio Villeroy
Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,881,087