"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Tremor 2023 com programa e alinhamento diário fechado

Está fechado o programa e alinhamento da décima edição do Tremor que, este ano, decorre entre os dias 28 de março e 1 de abril.

28 Mar a 1 Abr 2023

São Miguel

Voltando a propor um circuito multi-venue, cruzando salas de espetáculo formais, lojas e outros espaços interiores, e a descoberta da natureza açoriana, o Tremor 2023 terá palcos nas cidades de Ponta Delgada Ribeira Grande. 

Novidade anunciada no campo da programação é o alinhamento completo para o programa familiar do Mini Tremor, que decorrerá na manhã de sábado 1 de abril no novo espaço que o festival ocupará nas Portas do Mar. Alinhadas estão as apresentações de Mais Alto!, um espetáculo que pretende sensibilizar as crianças para a importância da democracia, criado por Afonso Cabral, Francisca Cortesão, Inês Sousa, Sérgio Nascimento, com comentários de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo P. Carvalho e Planeta Tangerina. Alinhadas estão ainda um conjunto de oficinas criativas pensadas pelas artistas Beatriz Brum e Margarida Andrade em torno do potencial do amor enquanto motor criativo. O acesso ao Mini Tremor é livre para portadores de bilhetes Tremor, estando ainda disponível um bilhete família no valor de 10 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos em bol.pt ou diretamente à porta. 

Completando o seu trabalho de ligação com a comunidade, o Tremor integrará ainda, pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa Receitas do Baú. Uma parceria com a Vidaçor que permitirá aos frequentadores do festival experenciar a culinária e tradições de Rabo de Peixe em ambiente familiar (Na Nossa Mesa) ou num arraial (Cozinha Comunitária) a ter lugar quarta, dia 29 de março, na freguesia. 

Nos nomes confirmados para os concertos, renovada aposta na diversidade que, em 2023, volta a trazer aos Açores artistas de várias gerações, géneros e espaços geográficos. No total são 37 bandas, produtor@s e djs que farão de São Miguel o epicentro para uma experiência que, ao longo de 5 dias, integra concertos em salas, performances surpresa e apresentações na natureza: AlfredoAngel Bat DawidAtelineiras + Paco Piripiri, Avalanche Kaito, Banda Fundação BrasileiraBia MariaChima IsaaroCOBRACORALCobrafumaDame AreaDivide and DissolveDj FitzFado BichaFilipe FurtadoFlipping CandyGroveIII ConsideredInês MalheiroKabeaushé, King KamiLalalarLander & AdriaanLucrecia Dalt, Lulu MondeLYZZA & 8starsMarina HerlopMC Sissi & DJ UrânioMSHR, Owen Pallett, Penelope IslesPongo, Tramhaus, Unsafe Space GardenVaiapraiaVerde PratoZA! & Perrate

No campo das residências artísticas, sete projetos a não perder de vista: novo espetáculo dos Som. Sim. Zero (projeto resultante das residências de trabalho entre a ondamarela, a Associação de Surdos de São Miguel e a Escola de Música de Rabo de Peixe); o jardim comunitário proposto pela Selva Coragem (criação do Teatro do Frio); o encontro entre Angel Bat Dawid e a Banda Fundação Brasileira;  a Orquestra Modular Açoriana que operará em cima de um sistema criado pelos MSHR; a proposta de banda sonora e performance das COBRACORAL para o Tremor Todo-o-Terreno; a residência EDGE a juntar artistas açorianos, cipriotas e canários; e a residência de arquitectura de Paulo Vieitas para o desenvolvimento de um palco (a estrear nesta edição) para os Tremor na Estufa. 

O programa completa-se com duas exposições: Sístole de Duarte Ferreira e Renato Cruz Santos, patente no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas; e Ornitofaunia de Carolina Garfo e Lendl Barcelos, a ser exibida no Museu Carlos Machado. 

A edição deste ano do Tremor conta com o apoio da Fundação Millennium bcp, parceira do programa de residências artísticas do festival, a Fundação Galp e a Galp Açores mais um ano ao lado do trabalho entre a ondamarela e a Associação de Surdos de São Miguel, e a da AC Cymbrom, S.A que potencia o programa Mini-Tremor.

:: ALINHAMENTO DIÁRIO ::

28 de março . Ponta Delgada
18h30 . Abertura - Selva Coragem . Quiosque Jardim Antero de Quental
21h30 . Owen Pallett . Teatro Micaelense
22h30 . Atelineiras + Paco Piripiri . Portas do Mar 

29 de março . Ponta Delgada
15h00 . Tremor Todo-o-Terreno: COBRACORAL
15h00 . Inauguração - Ornitofaunia . Museu Carlos Machado
18h00 . Tremor na Estufa . Concelho da Ribeira Grande
19h00 . Receitas do Baú - Cozinha Comunitária . Casa do Espírito Santo, Rabo de Peixe
22h30 . Tramhaus . Ateneu Comercial 
23h45 . Dame Area . Portas do Mar
00h30 . King Kami . Portas do Mar

30 de março . Ribeira Grande
02h00 - 14h00 . Orquestra Modular Açoriana . Coral de São José
09h00 . Verde Prato . Parque Terra Nostra
15h00 . Tremor Todo-o-Terreno: COBRACORAL
18h00 . Tremor na Estufa . Concelho da Ponta Delgada
21h00 . Inauguração - Sístole . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
21h30 . Marina Herlop . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
22h00 . Lulu Monde . Mercado Municipal da Ribeira Grande
22h30 . Unsafe Space Garden . Teatro Ribeiragrandense  
23h00 . III Considered . Mercado Municipal da Ribeira Grande
23h50 . Vaiapraia . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
00h30 . Kabeaushé . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
01h30 . Alfredo . Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas

31 de março . Ponta Delgada
15h00 . Tremor Todo-o-Terreno: COBRACORAL
18h00 . Tremor na Estufa . Concelho da Ribeira Grande
21h00 . Apresentação Residência EDGE: Demetris Mesimeris + Neuza + Anastasia Demetriadou + Clemente Almeida + Alba Gil Aceytuno . Aula Magna da Universidade dos Açores
21h00 . Filipe Furtado . Igreja do Colégio 
21h30 . Penelope Isles . Auditório Luis de Camões
22h15 . Avalanche Kaito . Solar da Graça
23h00 . ZA! & Perrate . Coliseu Micaelense 
23h55 . Lucrecia Dalt . Portas do Mar
00h50 - 01h20 . Chima Isaaro . Portas do Mar
01h20 . Grove . Portas do Mar
02h00 . LYZZA & 8stars . Portas do Mar
04h00 Chima Isaaro . Portas do Mar

01 de Abril . Ponta Delgada
15h00 . Mini Tremor . Portas do Mar
17h30 . Flipping Candy . Raiz
18h00 . MSHR . Coral de São José
18h30 . Divide and Dissolve . Solar da Graça
19h00 . Inês Malheiro . Igreja do Colégio 
20h00 . Angel Bat Dawid . Coliseu Micaelense  
21h00 . Som. Sim. Zero . Teatro Micaelense 
21h45 . Bia Maria . Auditório Luis de Camões
22h45 . Pongo . Coliseu Micaelense 
23h30 . Lander & Adriaan . Portas do Mar
00:20 - 00:50 . DJ Fitz . Portas do Mar
00h50 . Lalalar . Portas do Mar
01h40 . MC Sisi & DJ Urânio . Portas do Mar
03h00 . DJ Fitz . Portas do Mar

Facebook
Instagram
Site

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,191,909