Cinema e Vídeo
João Canijo marca presença no Porto para falar sobre o filme "Sangue do Meu Sangue"
Com 11 longas-metragens na sua filmografia, o realizador João Canijo vai estar no Porto para a exibição de “Sangue do Meu Sangue”, seguida de conversa no final, no dia 17 de dezembro, às 18h00, no Cinema Trindade.

17 Dez 2022 | 18h00
Uma iniciativa da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto com a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Cinema Trindade, que tem trazido à cidade do Porto realizadores de relevo nacional e internacional.
“Sangue do Meu Sangue” é uma das obras fundamentais do cinema português contemporâneo, e um exemplo singular da obra de João Canijo: procurar, nos interstícios da sociedade portuguesa (neste caso, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa), os sinais das contradições históricas e sociais do país nas últimas décadas. O filme, de 2011, conta a história sobre o amor incondicional de uma mãe pela sua filha, e de uma tia pelo seu sobrinho. E de como elas estão dispostas a sacrificar tudo para os salvar. Estreado em setembro de 2011, nos festivais de Toronto e San Sebastian, chegou às salas de cinema portuguesas a 5 de outubro em Portugal. Para além de versão estendida de 190 minutos (a versão a projetar no Trindade tem 140 minutos), o filme resultou também numa minissérie exibida pela RTP1 e num documentário sobre o processo de escrita do argumento (“Trabalho de Actriz, Trabalho de Actor”). Bem recebido pela crítica, “Sangue do Meu Sangue” foi premiado em diversos festivais de cinema. Além disso, foi o filme português selecionado para concorrer ao Óscar de Melhor filme estrangeiro em 2012.
“Esta iniciativa tem conseguido salientar importantes obras do cinema português e internacional, cumprindo o objetivo da Escola das Artes da Universidade Católica que é o de contribuir para o programa cultural da cidade,” refere Daniel Ribas, coordenador do Mestrado em Cinema da Escola das Artes, acrescentando “esta parceria com a Fundação Gulbenkian e o Cinema Trindade, permite-nos também mostrar o que de melhor se fez e faz na arte do cinema aos nossos estudantes e a toda a comunidade.”
Entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, a Escola das Artes e a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Cinema Trindade, têm proporcionado momentos únicos de cinema e contacto com realizadores de relevo nacional e internacional. A próxima sessão realiza-se a 17 de dezembro, às 18h, com a exibição de “Sangue do Meu Sangue”, seguida de conversa com o realizador João Canijo.
FILME “SANGUE DO MEU SANGUE”
JOÃO CANIJO · 17 DEZ 2022 · 18h00
CINEMA TRINDADE
Rua do Almada 412, 4000-235 Porto
Para mais informações, consultar:
Sessões no Trindade · João Canijo | Escola das Artes (ucp.pt)