"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Summer of Hate * Máquina

Concerto agendado para dia 27 de janeiro, às 22h00, na Galeria Zé dos Bois

27 Jan 2023  |  22h00

Galeria Zé dos Bois
R. da Barroca, 59 . 1200-049 Lisboa

Summer of Hate

Summer of Hate (S º H), nome que evoca imediatamente o verão de 1969 e a chacina cometida pela família Manson contra a alta sociedade de Los Angeles, foi escolhido por estes seis músicos do Porto para baptizar a sua banda de rock neo-psicadélico (se o leitor achar esta relação exagerada, basta consultar o avatar da banda no Spotify, onde uma mulher segura uma guitarra de 12 cordas sob o slogan «eat the rich and die»). Segundo o seu comunicado de imprensa, os Summer of Hate têm um pé na pop dos anos sessenta e outro nos anos oitenta, nomeadamente, no shoegaze, no pós-rock e no pós-punk britânico, o que os faz soar «como se uma banda folk estivesse a entrar em psicose»: na frente e ao centro temos a cantora Laura Calado, cujas melodias pairantes e desdobradas em ecos são impelidas verticalmente, para o êxtase, pela força das três guitarras eléctricas, entrelaçadas tímbrica e riffisticamente, de João Martins, Pedro Adelino e Pedro Ferreira; segundo uma entrevista à Threshold Magazine, o guitarrista João Martins diz que «com 3 guitarras existe mais informação harmónica, a parede de som torna-se mais densa e dada a natureza impressionista das texturas cada performance soa diferente pois notam-se artefactos sonoros novos sempre que se toca». A isto soma-se a pulsação repetitiva de Michel Oliveira no baixo e de Pedro Lopes na bateria, algo que resulta numa paradoxal ancoragem e desorientação narcótica e lasciva que evoca o som de colossos do underground internacional como os Brian Jonestown Massacre, os Spacemen 3 ou os My Bloody Valentine. Os Summer of Hate estrearam-se ao vivo em 2016, no já extinto, porém lendário, festival Reverence Valada, e entre 2017 e 2019 lançaram quase 40 demos, dois singles e um álbum ao vivo no Ferro Bar no Porto. No final de 2022, e em sequência de um apoio da GDA à edição fonográfica, lançaram o seu primeiro longa-duração gravado em estúdio, Love is Dead! Long Live Love, onde tentaram, como escrevem no seu bandcamp, «incorporar as nossas influências psicadélicas / shoegazey / pós-rock numa escrita clássica de canções pop, imaginando como é que este tipo de som existiria nos anos 1960». AR

 

Máquina
Os MAQUINA são uma novidade surpreendente; pela juventude do seu projecto – apareceram no outono de 2021 – esperava-se uma criatura meio implume, mas a verdade é que o single «2», que lançaram pela ocasião do seu surgimento, é um voo decidido e ousado; são 10 minutos e meio de transe via bateria em modo motorik e vozes-espectro (Halison), de riffs casmurros e javardos no baixo (Tomás) e de uma guitarra danada (João) a subverter a esquadria da repetição com arrastões de delay e esfaqueamentos de ruído. Na feitura do single, é preciso dizer, foram apadrinhados pelo Chaby (Mighty Sands/Spring Toast Records), sujeito com uma sensibilidade e interesse invulgares por aquilo que torna uma malha sonicamente especial em comparação a todo o resto, o que, e eles certamente concordarão, terá contribuído para a maturidade precoce deste motor de três cabeças. Em poucas palavras, os M?QUI?? tentam reproduzir, em formato power trio clássico guitarra+baixo+bateria, a estética que geralmente se associa ao body music, ao industrial e ao techno, construindo pontes diplomáticas entre a malta da música de dança, os psicadélicos e a malta do punk, um pouco à semelhança do que têm feito os 10 000 Russos ao nível internacional.


Entrada: 8€
» Comprar bilhetes

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,894,504