"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

"SOS - Palhaços Assassinos" e "Garth Marenghi's Darkplace" em janeiro no Porto

O Passos no Escuro inicia mais uma temporada de cinema de género no Passos Manuel. O ano começa com muito humor banhado em sangue.

11 Jan a 25 Jan 2023

Passos Manuel
Rua de Passos Manuel nº 137 (ao Coliseu), 4000-385 Porto


O Passos no Escuro está de volta de forma regular às noites do Passos Manuel, no Porto. A iniciativa que tem trazido o cinema de género ao grande ecrã, decide começar o ano com uma boa dose de humor e terror que farás as delícias de quem procura uma boa noite no escurinho do cinema.

Já no dia 11 de janeiro a experiência é inédita. Será exibida, na integra, a temporada única da série “Garth Marenghi’s Darkplace”, uma sitcom britância que em apenas 6 episódios conseguiu desconstruir todos os pontos basilares do cinema de terror do anos 1980. Ninguém sai ileso nesta paródia que é um misto de falso documentário e de retrospetiva a uma série que nunca existiu. Garth Marenghi é o autor fictício que nos leva pelos meandros da sua obra e que catapulta o espetador para um hospital onde tudo o que é sobrenatural acontece. Desde o estranho caso das pessoas que explodem até ao ataque dos utensílios inanimados - tudo é um mundo de surpresas de episódio em episódio.

O responsável por esta série (e também ator principal) é Matthew Holness, que mais tarde viria a realizar o filme “Possum”. A ele junta-se, na cadeira de realizador, Richard Ayoade, o veterano da comédia britânica popularizado pela personagem de Maurice Moss em “The IT Crowd”, também realizador de filmes como “Submarino” ou “O Duplo”. No elenco, para além dos já mencionados, encontramos nomes como Matt Berry (“Toast of London”, “What We Do In The Shadows”), Alice Lowe (“Prevenge”, “Sightseers”), Stephen Merchant (“The Office”) ou Noel Fielding (“The Mighty Boosh”).

Excecionalmente, “Garth Marenghi’s Darkplace” contará apenas com legendas em inglês.

Dia 25 de janeiro, o cinema do Passos Manuel apresenta um clássico de culto que ficou preso à memória de todos aqueles que o apanharam na televisão dos anos 1990 - “S.O.S. Palhaços Assassinos”. Continua a ser um daqueles filmes de que toda a gente se lembra de ver, mas poucos são aqueles que o revisitaram. Esta é a oportunidade.

Uma misteriosa nave extraterrestre chega à Terra, transportando com ela uns seres que em tudo se assemelham a palhaços. Cabe a um grupo de pessoas de uma pequena aldeia fazer tudo ao seu alcance para impedir o plano maquiavélico de tornar todas as pessoas em algodão doce e assim suster um planeta com necessidades alimentares muito especiais.

Os irmãos Chiodo são os responsáveis por este filme completamente ciente do ridículo a que se propõe, carregado com todos os excessos dos anos 1980. Especialistas em efeitos especiais, criando efeitos para títulos como “Team America”, “Elf” ou “Critters”, decidem aqui colocar todo o seu engenho à prova e isso vê-se na criatividade por trás de cada criatura ou da maneira como despacham os habitantes da pacata aldeia.

Todas as sessões Passos no Escuro têm o intuito de voltar a trazer o espírito comunitário à sala de cinema, com títulos que potenciam a diversão e discussão dentro de géneros menos representados no grande ecrã. Há uma grande dose de nostalgia, mas acima de tudo, de descoberta e partilha.

Os bilhetes podem ser adquiridos no dia das sessões ou através de email para cinemapassosnoescuro@gmail.com. As sessões têm início sempre às 22:00.




Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
75,468,030