"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

'Estrela Faria Reencontro'

Exposição que vai inaugurar em Évora, dia 4 de fevereiro, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, pelas 16h30, e na Biblioteca Pública de Évora, pelas 17h00.

4 Fev a 5 Mai 2023

Galeria de Exposições da Casa de Burgos e Biblioteca Pública de Évora
Galeria da Casa de Burgos (R. de Burgos, 5) / Biblioteca Pública de Évora (Lg. do Conde de Vila Flor)
Preço
Entrada livre
 
Dada a sua abrangência a exposição é constituída por dois polos: na Galeria de Exposições da Casa de Burgos apresentar-se-ão obras que evidenciam as características polifacetadas da artista: pintora, professora, decoradora, ilustradora, cenógrafa, vitrinista; e na Biblioteca Pública de Évora será apresentado um núcleo com livros ilustrados por Estrela Faria bem como um núcleo documental.

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Biblioteca Pública de Évora, a Universidade de Évora - CIDHEUS e a Escola Secundária Gabriel Pereira, esta mostra conta com o apoio imprescindível de familiares da artista, de colecionadores particulares e de vários museus nacionais onde a artista se encontra representada, entre os quais o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu Nacional do Azulejo. A exposição conta ainda com o apoio do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

Estrela Faria (1910-1976), natural de Évora, onde fez a sua formação inicial na Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira, frequentou depois a Escola de Belas-Artes de Lisboa onde concluiu o seu curso de pintura. Na sua formação destacam-se a sua estadia em Paris, como bolseira, e a sua passagem por várias cidades da Europa. No seu percurso artístico trabalhou também no Brasil e em Moçambique, nomeadamente na cidade de Lourenço Marques, atual Maputo. Foi premiada a nível nacional e internacional.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,162,502