Exposições
Memory Map Porto
Documentos de centenas de refugiados do Holocausto encontrados no Porto vão ser apresentados dia 27 de janeiro no MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.

27 Jan 2023 | 14h00
A descoberta de centenas de documentos com o registo desses refugiados tem permitido reconstituir a sua passagem pela cidade do Porto e conhecer as histórias individuais de uma tragédia coletiva. Ao Porto chegaram pessoas de todas as idades, algumas ainda crianças, ricas ou pobres, sozinhas ou famílias completas.
Iniciado pelo MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e pela cineasta e curadora da exposição de fotografia Last Folio (patente até ao dia 31 de janeiro) Katya Krausova, o “Memory Map Porto” permitiu descobrir mais de 200 moradas, entre hotéis e casas particulares, onde estes refugiados judeus foram acolhidos. Com este trabalho, tem sido possível ilustrar graficamente os locais onde permaneceram temporariamente na cidade.
Estes documentos testemunham a sobrevivência. São o testemunho de centenas de vidas que procuraram refúgio numa cidade onde mal se ouvia falar do que se passava no centro da Europa.
Através desta pesquisa, é possível perscrutar um pouco das vidas normais que deixaram para trás, as suas profissões, a sua cidadania, a sua cultura. É possível, de igual forma, perceber a situação em que se encontravam e, em alguns casos, o futuro que almejavam. Um exemplo de vidas que sobreviveram em contraste com todas aquelas que se perderam e, com elas, as suas realizações e desejos.