"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

É um filme sobre tudo, a única forma de contar a História, em 8 horas de cinema

Em 2008 Alexander Kluge retoma a ideia de Eisenstein de filmar O Capital, de Karl Marx, a partir da estrutura literária de Ulisses, de James Joyce.

4 Fev 2023  |  15h00

Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República | 3000-343 Coimbra

Para esta primeira sessão do novo ciclo Cinema e Obstinação, com curadoria de Luís Trindade, propomos a obra de Alexander Kluge, o realizador que se afirma como um dos expoentes do Novo Cinema Alemão e como o seu grande teórico.

O filme Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital é assim uma espécie de Arca de Noé onde se resgatam e guardam oitenta anos (ou mais: para Kluge, a História começa sempre antes) de História e pensamento, de Marx e Eisenstein, de cinema e vida política, entre muitos outros pares recombináveis.

É um filme sobre tudo, a única forma de contar a História segundo Kluge. É por isso que, derradeira observação, as suas características específicas, por muito marcadas que sejam, não abrem nenhuma rutura significativa com o cinema de Kluge – nem com o antigo, feito no tempo da película, nem com o moderno, feito no tempo do video (o que é outro grande paralelismo possível entre Kluge e JLG). De certa forma, todo o cinema de Kluge podia ter nascido naquelas notas de Eisenstein, todo o seu cinema pode ser a expressão de que Eisenstein, 80 anos depois, vive.

Luís Miguel Oliveira, Cinemateca Portuguesa

BILHETES

Agenda
Teatro

Sombras

Teatro da Trindade INATEL 19 Set a 3 Nov 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
96,586,444