"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Apresentação do projeto Landscape Together

O único projeto de 1M da Europa Criativa 2022 coordenado por Portugal promove a internacionalização do Experimenta Paisagem

7 Fev 2023  |  10h00

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Rua das Parreiras 3040-266 Coimbra
Preço
Entrada livre
CONFERENCIA DE IMPRENSA

APRESENTAÇÃO DO PROJETO LANDSCAPE TOGETHER
7 FEV * 10H * Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra


A conferência de imprensa conta com a presença de Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura, Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal e de Marta Aguiar da MAG - Marques de Aguiar, entidade promotora do projeto.

Landscape Together – projeto promovido pela MAG – Marques de Aguiar (Porto) - é o único projeto de 1M coordenado por Portugal selecionado pelo programa Europa Criativa 2022, com início em 2023 numa cooperação intensa entre 17 parceiros internacionais e no território piloto, o Centro Interior de Portugal.

Mais informamos que após a conferência de imprensa terá lugar a sessão de trabalho de lançamento do projeto Landscape Together com a participação de todos os parceiros do projeto que também marcam presença na conferência de imprensa.

O único projeto de 1M da Europa Criativa 2022 coordenado por Portugal promove a internacionalização do Experimenta Paisagem Landscape Together – projeto promovido pela MAG – Marques de Aguiar (Porto) - é o único projeto de média dimensão coordenado por Portugal selecionado pelo programa Europa Criativa 2022, com início em 2023 numa cooperação intensa entre 17 parceiros internacionais e no território piloto, o centro interior de Portugal.

Com este projeto da Europa Criativa afirma-se a internacionalização do Cortiçada Art Fest, o projeto âncora do Experimenta Paisagem, uma plataforma de desenvolvimento territorial que tem como objetivo a concretização do museu experimenta paisagem, um museu aberto e sem paredes, de acesso livre e democrático enraizado na participação das comunidades locais.

O projeto Landscape Together concretiza entre 2023 e 2026 as várias dimensões culturais do Museu Experimenta Paisagem através de um trabalho coeso e consistente de uma rede de 17 parceiros peritos nas diferentes vertentes da Mediação Cultural, do Património Construído, da Criação Artística, do Património Imaterial e da Comunicação. “Neste momento estamos a iniciar o envolvimento com as pessoas deste território e uma aproximação aos valores do património natural e cultural”, refere Marta Aguiar, fundadora do escritório MAG.

Os parceiros convidados pela MAG para integrar este projeto são: Direcção Regional de Cultura do Centro, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Artes Aplicadas, Agrária e Educação), Khbt (Alemanha), Municípios do Centro de Portugal: Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova, Museu Chillida Leku (Espanha), Politécnico de Milão (Departamento de Arquitectura), Universidade do Porto (Universidade Júnior), Universidade de Coimbra (Departamento de Arquitectura), Yok Yok (França), Time & Place (Bélgica), Turismo Centro de Portugal.

Landscape Together é um projeto inovador que propõe encontrar respostas concretas para questões urgentes e que parte da pergunta de como é que a arte e a cultura podem conduzir a soluções de longo prazo que contribuam para o processo de povoamento dos territórios rurais. Landscape Together (LT) promove a cooperação e a mobilidade entre mais de 90 artistas e 90 estudantes europeus numa relação de compromisso com as comunidades. Como modelo replicável, LT Model irá constituir-se como um instrumento de trabalho para outras comunidades que procuram recuperar um sentido de pertença aos lugares, à paisagem e à cultura. Este é um projeto de reflexão a partir de evidências testadas, com 16 eventos interdisciplinares, mais de 70 workshops, 8 roteiros culturais, 18 residências artísticas, 2 obras de arte permanente, 4 cursos de Verão, 20 Creative Talks, 8 exposições em 6 países e o Toolkit LT Model.

A primeira conferência de imprensa do Landscape Together, promovida pela MAG com o apoio da Diretora Regional de Cultura do Centro, Doutora Suzana Menezes, seguida de sessão de trabalho com os parceiros do território piloto, será no dia 7 de Fevereiro no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha.

+ Info: https://experimentapaisagem.pt/
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,818,451