"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição Portugal-UK 650: A Aliança Luso-Britânica pela Arte das Crianças

Um conjunto de trabalhos artísticos elaborados por crianças, jovens e respetivas famílias em tratamento hospitalar de várias pediatrias do país e alunos de várias escolas está patente, no Edifício da Alfândega do Porto. Uma ação promovida pela iniciativa Portugal-UK 650, pela Embaixada Britânica em Portugal e pela Alfândega do Porto.

8 Fev a 16 Abr 2023

Alfândega do Porto
Rua Nova da Alfândega – Edifício da Alfândega, 4050-430 Porto
Preço
Entrada livre
Esta exposição está enquadrada nas comemorações dos 650 anos da mais antiga relação diplomática do mundo, estabelecida entre os reis D. Fernando I de Portugal e Eduardo III de Inglaterra, e através da mostra é possível apreciar trabalhos artísticos criados por crianças, jovens e respetivas famílias em tratamento hospitalar no CMIN/Centro Materno Infantil do Norte - Centro Hospitalar Universitário do Porto, por crianças utentes de pediatrias de hospitais de todo o país, por alunos do CIAD – Centro Integrado de Apoio à Deficiência da Santa Casa da Misericórdia do Porto e por alunos de escolas, nomeadamente do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, do Agrupamento de Escolas Stª Bárbara (Gondomar) e da EB 2,3 de Nogueira- AESAS (Braga).

Os trabalhos apresentados resultam da reutilização de materiais e do exercício de várias técnicas de expressão artística – desenho, pintura, modelagem, colagem, entre outras. A partir da interpretação de obras de vários artistas promoveu-se a pesquisa histórica, a imaginação, a reinterpretação, a criatividade e o sentido estético dos jovens criadores e respetivas famílias.

Entre os variadíssimos trabalhos expostos destacam-se a Mesa Real, objeto artístico que recria a mesa do Tratado da Aliança sob a perspetiva dos novos artistas, os quadros do rei Carlos II de Inglaterra e da rainha D. Catarina de Bragança, uma caixa de transporte de chá com ervas aromáticas, chávenas de chá que ilustram a famosa tradição do “Chá das Cinco”, leques e desenhos da Rainha Isabel II que celebraram o seu aniversário e a comemoração do Jubileu de Platina do seu reinado.

Horário:
3ª a 6ª feira: 10h00-13h00/ 14h00-18h00
Sábados, domingos e feriados: 15h00-19h00
A exposição encerra às segundas-feiras, bem como nos dias 21 de fevereiro (Carnaval) e 9 de abril (Páscoa).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,774,328