"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

Loulé recebe Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes no âmbito da Proteção Civil

O Município de Loulé irá receber no próximo mês de maio, dias 24, 25 e 26, o 8º Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes, que irá reunir vários técnicos dos serviços municipais de proteção civil, académicos, especialistas, investigadores, assim como entidades com responsabilidades no âmbito da proteção civil.

24 Mai a 26 Mai 2023

Loulé

Pela primeira vez esta iniciativa nacional decorre no Algarve, e Loulé será o anfitrião de um evento que se enquadra na campanha internacional “Construir Cidades Resilientes”, da Organização da Nações Unidas, e nos desígnios do grupo de trabalho “Cidades Resilientes”, da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofe, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Rede de Cidades e Vilas Resilientes tem como objetivo principal a redução do risco de catástrofes e a construção de comunidades mais resilientes, onde se privilegia a partilha de conhecimentos, boas práticas e experiências, debate de ideias em torno do tema da proteção civil e dos riscos naturais, tecnológicos e mistos existentes.

Recorde-se que a campanha “Cidades e Vilas Resilientes” foi lançada em 2010, pelas Nações Unidas. O Município de Loulé foi reconhecido pela ONU como “Cidade Resiliente” em 2018, juntando-se aos mais de 50 municípios e 1 região (precisamente o Algarve) que integram atualmente esta rede. Esta rede enquadra-se no movimento internacional “Construir Cidades Resilientes”, que reúne mais de 1400 cidades em todo o mundo e 150 na Europa.

Por outro lado, a região do Algarve assinou no passado mês de janeiro, na Comunidade Intermunicipal do Algarve, o memorando para a constituição da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Catástrofes do Algarve, sendo a primeira a nível nacional, constituindo-se como um bom exemplo de resiliência regional incluindo os 16 municípios, mas também diversas entidades.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,450,022