"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Representatividade no cinema: Personagens e artistas com deficiência e Surdos no cinema português

No âmbito da segunda edição da AMPLA, a Acesso Cultura coorganiza um debate sobre “Representatividade no cinema”. Será no dia 24 de fevereiro, das 18h30 às 20h na Culturgest e a entrada é livre (sujeita à lotação da sala).

24 Fev 2023  |  18h30

Culturgest
Rua Arco do Cego 50, Piso 1, 1000-300 Lisboa
A segunda edição da mostra AMPLA realiza-se nos dias 3 a 5 de março na Culturgest, em Lisboa. Esta mostra apresenta uma seleção de filmes premiados em 2022 nos principais festivais de cinema, tais como Curtas Vila do Conde, IndieLisboa, MOTELX e MONSTRA. Todos os filmes têm audiodescrição, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendagem em português. Haverá também sessões descontraídas. Mais informações aqui.

No âmbito desta segunda edição da AMPLA, a Acesso Cultura coorganiza um debate sobre “Representatividade no cinema”. Será no dia 24 de fevereiro, das 18h30 às 20h na Culturgest e a entrada é livre (sujeita à lotação da sala). Haverá interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendagem ao vivo. As pessoas convidadas para este debate são:

  • Zé Luís Rebel, fundador da GestoFilmes Estúdios
  • Inês Cóias, actriz e performer
  • Paulo Azevedo, actor

A moderação será da responsabilidade de Joana Reais.

O recente protesto de artistas trans no teatro São Luiz colocou no centro das atenções a questão da representatividade nas artes performativas. Esta questão diz respeito também a artistas com deficiência e Surdos. A sua quase total ausência dos ecrãs levanta diversas questões: Estas pessoas/artistas existem? Têm trabalho e fazem o quê? Têm a oportunidade de se formar profissionalmente? Têm a oportunidade de interpretar papéis que não sejam apenas de personagens identificados como tendo uma deficiência ou sendo Surdos? Quais as condições de trabalho que encontram no sector? E o que falta fazer?

BIONOTAS

Inês Cóias
 é atriz e performer. Formou-se na Escola Profissional de Teatro de Cascais (2013-2016) e na Escola Superior de Teatro e Cinema (2016-2020). Concluiu o seu estágio profissional como atriz estagiária no Teatro Nacional D. Maria II (temporada de 2020-2021). Ao longo dos anos tem colaborado em projetos como atriz/performer com os seguintes artistas: Diana de Sousa (2022), Tiago Vieira (2021), Ana Borralho e João Galante (2021), Gonçalo Amorim (2020/2022), Diana Niepce (2021), entre outros. Atualmente, trabalha como atriz/performer independente.

Joana Reais é cantora, performer, pesquisadora e oradora frequente em conferências sobre o sector artístico. Especialista em Inclusão pela Arte, dirige concertos, masterclasses e palestras em cidades como Lisboa, Amesterdão, São Paulo e Buenos Aires. Intérprete da companhia de dança inclusiva CIM/Voarte; cocriadora e coencenadora de performances inclusivas na Unidade de Artes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Matosinhos; curadora do premiado projeto comunitário europeu “Conversas”; organizadora e dinamizadora de acções de capacitação e sensibilização, do norte ao sul do país, com a equipa de acessibilidades da Associação Salvador. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Portugal, 2009); Alumna do Conservatorium Van Amsterdam variante Jazz (Holanda, 2010); Alumna da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (Brasil, 2019); Mestre em Artes Performativas: Teatro-Música, pela Escola Superior de Teatro e Cinema da Universidade de Lisboa (Portugal, 2014).

Paulo Azevedo iniciou-se no teatro em 1990, em Pombal. Estudou jornalismo na Universidade de Coimbra, tirou o Curso de Treinador de Futebol de Nível II, estagiou no Real Madrid e frequentou o curso de Representação em Televisão e Cinema, sob a orientação do ator e argumentista Tozé Martinho, na Universidade Lusíada de Lisboa. Foi protagonista de reportagens televisivas premiadas, como “O Melhor Jogador do Mundo” da Sport TV e “Uma Vida Normal” da SIC, que deu origem ao livro autobiográfico com o mesmo nome, em 2008 (4.ª edição). Tornou-se no primeiro ator com deficiência na ficção televisiva portuguesa. Participou em novelas da SIC e da RTP, protagonizou curtas-metragens, apresentou o programa Consigo da RTP 2 e venceu o concurso televisivo “Splash” da SIC. Mais recentemente, integrou os elencos das peças “Calígula morreu. Eu não” de Marco Paiva (2021) e “Corpo Clandestino” de Victor Hugo Pontes (2022). Em 2022, participou ainda no espetáculo “Circo de Natal” do Coliseu Porto Ageas.

Zé Luís Rebel formou-se em Multimédia na área do Audiovisual. Fundou a GestoFilmes Studios, um estúdio de cinema independente que se dedica à produção de filmes com legendas e língua gestual. Tem mais de 20 anos de experiência em filmagem e edição de vídeo, sendo realizador e produtor de filmes. Realizou curtas-metragens e documentários para exibição em plataformas online, como forma de dar a conhecer a comunidade surda e a sua língua gestual. É um grande cinéfilo, apreciador de fotografia, de arquitetura urbana, de urbanismo, performances, cenários, expressões faciais e corporais. Tem o sonho de trabalhar em estúdios de cinema onde possa envolver-se em grandes produções cinematográficas, participar em mostras e festivais de cinema para os debates e construir um feedback acessível. Os seus projetos mais recentes são com a Durchstarten em Berlim, com o projeto Beyond Signs da Associação Vo’arte em Lisboa (com participação em Zagreb e em Milão) e Arte & Olhar da Associação Tin.Bra em Braga.

Fonte: Acesso Cultura
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,969,704