"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Infantil

"O Principezinho" aterra no planeta MAR Shopping Matosinhos para lembrar que "só se vê bem com o coração"

Porque “o amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte”, e como o aviador que ficou retido no deserto do Sahara depois de o seu avião ter avariado, as crianças vão encontrar no MAR Shopping Matosinhos uma história que as levará a viajar por tantos planetas quantos os que o principezinho visitou. E, neles, aprender algo que levarão para a vida. Isto, se nunca se esquecerem que foram crianças, algo que acontece à maioria dos adultos.

1 Abr a 16 Abr 2023

MAR Shopping Matosinhos
Avenida Doutor Óscar Lopes, 4450-337 Matosinhos
Preço
Entrada livre
Era uma vez, um homem, aviador e escritor, que outrora foi criança, que escreveu um livro com uma série de mensagens que eram tão verdade em 1943 como são agora, 80 anos depois. “O Principezinho” “aterra” esta Páscoa no MAR Shopping Matosinhos para mostrar a todos nós que “só se vê bem com o coração”, porque o “essencial é invisível aos olhos”. Entre 6 e 16 de abril, no Atrium (piso 0), o avião do aviador, uma escultura de Principezinho ou um barco de “papel” serão os cenários para fotos de outros planetas. Haverá ainda uma exposição com livros e elementos desta história intemporal e uma área de Stop Motion para as crianças criarem as suas próprias animações alusivas a “O Principezinho”. A entrada é gratuita.

Antoine de Saint-Exupéry publicou pela primeira vez «O Principezinho» em 1943, quando recuperava de ferimentos de guerra em Nova Iorque, um ano antes de o seu avião ter sido dado como desaparecido sobre o Mar Mediterrâneo, durante uma missão de reconhecimento na II Guerra Mundial. Oitenta anos depois, a sua fábula sobre o amor e a solidão continua atual, afinal, como antes, também agora “as pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes”.

Fotos em cenários da história para repartirem com a família e partilharem com os que lhes são próximos é uma das propostas. Afinal, “o amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção”. Nesta atividade, não falta a rosa, porque é o tempo que dedicamos às nossas flores que as tornam especiais e não é por uma nos ter picado que todas se tornam iguais.

“O Principezinho” dar-se-á ainda a conhecer através de uma mini-exposição com livros, ilustrações e outros elementos da narrativa que se tornou um clássico para crianças e adultos.

Para te divertires a sério, passa um tempo na área dedicada à stop motion, uma técnica de animação muito usada em computador. Aí, vais encontrar modelos reais de “O Principezinho” em ponto pequeno para criares uma animação que depois poderás enviar por e-mail para os teus pais ou outros familiares ou amigos.

Aproveita bem estas férias da Páscoa no MAR Shopping Matosinhos e lembra-te: “aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

PROGRAMAÇÃO “O PRINCIPEZINHO”
6 a 16 de abril de 2023
Atrium – piso 0
Acesso Gratuito, por ordem de chegada

Horários da área de stop motion:
Domingo a quinta-feira: 14h00-21h00
Sextas-feiras, sábados e feriados: 11h00-13h00 e 14h00-21h00

O regulamento de acesso estará disponível no local e no website do MAR Shopping Matosinhos nas datas do evento.
Agenda
Exposições

Pouca Vergonha

Sociedade Nacional de Belas Artes 16 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,803,933