"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Festivais

31ª edição do Curtas Vila do Conde arranca com antestreia de 20.000 Espécies de Abelhas

O festival levará até Vila do Conde mais de 250 filmes numa mostra do que de mais criativo e inovador está a acontecer neste momento com a linguagem cinematográfica, em permanente diálogo com outras formas de expressão artísticas e culturais.

8 Jul a 16 Jul 2023

Vila do Conde

A marcar o arranque, a antestreia de 20.000 Espécies de Abelhas, de Estibaliz Urresola Solaguren, autora a quem o festival dedica um foco. A primeira longa-metragem da realizadora basca é um drama radioso, maravilhosamente sensível, sustentado pelas performances comoventes da jovem atriz Sofía Otero, que personifica uma criança em busca de um nome, e de Patricia López Arnaiz, que faz de uma mãe atormentada que não deixa de ser terna. Ao adoptar mais do que um ponto de vista, Estibaliz Urresola Solaguren respeita a incrível complexidade que compõe a identidade de género, tocando num aspecto talvez menos óbvio da transição: a mentalidade.

Em foco neste Curtas estão ainda as obras da norte-americana Deborah Stratman e do romeno Radu Jude. Da primeira, o Curtas selecionou um total de 12 filmes que considera paradigmáticos da diversidade do seu trabalho, que se tem destacado tanto no campo do cinema documental como no cinema experimental, entrecruzando ambos para refletir sobre as dinâmicas de poder e controlo de que são alvo diferentes ideias e os espaços sociais. O programa integra ainda uma exposição na Solar - Galeria de Arte Cinemática, Unexpected Guests, e uma masterclass. Do segundo, a seleção foca-se no extenso trabalho do realizador no campo da curta-metragem, formato ao qual regressa amiúde para desenvolver uma linguagem cinematográfica própria. O festival mostrará uma multiplicidade de títulos que permitem acompanhar um dos autores europeus mais audazes na forma como procura traçar um percurso para o seu cinema. Ambos os realizadores estarão presentes em Vila do Conde. 

Particular atenção, este ano, para a secção New Talents que, a par da obra de Estibaliz Urresola Solaguren, olha a produção do coletivo anarco-marxista Total Refusal, num programa que integra parte dos seus filmes e uma performance onde o coletivo nos conduzirá a uma visita por Los Santos, a cidade digital do jogo de vídeo GTA V. Terceiro foco no cineasta mais mediático do último ano, João Gonzalez, num programa que, a par de filmes, integra a exposição Ice-Merchants: Do subconsciente ao ecrã

Na secção que se dedica à descoberta e revisita a obras esquecidas, ignoradas ou desvalorizadas haverá programas de Walerian BorowczykAugusto Cabrita (em parceria com a FILMar), os 60 anos de “Os Verdes Anos”, os primórdios do cinema espanhol e as exibições de American Graffiti de George Lucas e Night of the Living Dead de George A. Romero

Na secção Stereo, dois cine-concertos Bohren & der Club of Gore x Le Révélateur, de Philippe Garrel (13 de julho,  23h30, Teatro Municipal de Vila do Conde), e Miaux x Carnival of Souls, de Herk Harvey (14 de julho, 23h30, Teatro Municipal de Vila do Conde), bem como o regresso aos palcos dos TURBO JUNK I.E. (10 de julho, 23h30, Teatro Municipal de Vila do Conde) a propósito da passagem do filme Maquete’92, sobre o percurso da banda. A secção que cruza música e cinema integra ainda um foco na obra de Billy Roisz, assim como a exibição de Miúcha, a Voz do Bossa Nova, Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você Na Sombra II.
 
A 31ª edição do Curtas integra ainda uma competição nacional e internacional com o melhor que tem sido feito durante o último ano, uma competição experimental que olha o lado mais irreverente e desafiador do cinema, uma competição de vídeos musicais e uma competição composta por filmes realizados em contexto de formação. Para os mais jovens e famílias, o Curtinhas continua a apostar  na formação e diversão para famílias e crianças. 

A fechar o festival, o regresso a Vila do Conde de Kleber Mendonça Filho, com a antestreia de Retratos Fantasmas, o seu mais recente filme. 

Mais informações sobre o programa, bilhetes e acreditações em www.curtas.pt

Agenda
Passeios e Visitas

Itinerarium

Praça Municipal 24 Fev 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,478,987