Teatro
Trilogia de Alice: peça de Tom Murphy estreia em Coimbra no Dia Mundial do Teatro
A Escola da Noite estreia em Coimbra, a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, “Trilogia de Alice”, do dramaturgo irlandês Tom Murphy. Com encenação de Nuno Carinhas, o espetáculo é a 75.ª criação da companhia residente no Teatro da Cerca de São Bernardo e encerra as comemorações dos trinta anos do grupo.


27 Mar a 23 Abr 2023
“Trilogia de Alice”, peça inédita em Portugal e que é apresentada numa tradução original de Paulo Marques Dias, foi escrita em 2005. A ação situa-se na Irlanda, entre os anos 80 do século XX e a primeira década do século XXI. Em noventa minutos de espetáculo, o público é convidado a fazer uma viagem por três momentos da vida de uma mesma mulher ao longo deste período. Trabalhando pela primeira vez com A Escola da Noite, cabe à atriz Rita Brütt interpretar o papel da protagonista – Alice, uma doméstica casada com um banqueiro de sucesso, mãe de três filhos – nas diferentes idades imaginadas por Murphy: aproximadamente 20, 30 e 40 anos.
O tempo e o espaço escolhidos pelo autor não são indiferentes para o desenrolar da história. No final do século passado, os direitos das mulheres na Irlanda (incluindo o direito a ter uma vida profissional autónoma e a compatibilizá-la com a vida familiar) eram ainda objeto de controvérsia e motivaram importantes movimentos de protesto e reivindicação.
Murphy não faz referências diretas a esse contexto, mas não deixa dúvidas sobre a naturalidade da mulher nem sobre o momento histórico e o país em que vive esta Alice. A personagem é-nos apresentada através das suas experiências e descobertas, dos seus anseios, dos seus “gestos falhados e (des)ilusões”, narrados pela própria como se de um diálogo interior se tratasse e através de breves relatos de vidas que se cruzam com a sua. Ao longo dos três atos da peça, situados em espaços diferentes, vai-se revelando uma mulher confrontada com o “desconforto da existência” e com o “desconhecido a que dão o nome de Deus”, adianta o encenador, citando palavras da própria. Nos três momentos da vida de Alice (cujo nome também não é escolhido ao acaso, como nos lembra a Rainha Branca), os planos do real e da imaginação cruzam-se sobre fronteiras que nem sempre são claras, o que reforça o carácter profundamente humano da personagem e as consequentes identificações que com ela encontram espectadoras e espectadores, de todas as idades. Isso mesmo foi notado pelas primeiras pessoas que tiveram oportunidade de contactar com este trabalho, num ensaio aberto a mulheres que teve lugar no passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Nuno Carinhas é responsável pela apresentação em Portugal de várias obras da dramaturgia irlandesa contemporânea, como “O Concerto de Gigli” (de Tom Murphy), “Molly Sweeney”, "O Fantástico Francis Hardy, Curandeiro" e “Uma Peça Mais Tarde + O Jogo de Ialta" (de Brian Friel) e ainda "Dama d'Água" (de Frank McGuinness). É a partir desse conhecimento que situa esta “Alice multiplicada” na “linhagem do teatro irlandês das personagens femininas com voz, que se contam por direito e necessidade de partilha. Mulheres que combatem, com as palavras ditas, a dificuldade de existirem”.
Bilhetes à venda
Para além de Rita Brütt, “Trilogia de Alice” conta com o elenco permanente d'A Escola da Noite – Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash –, a cenografia de Henrique Pimentel e do próprio Nuno Carinhas, os figurinos de Ana Rosa Assunção, os adereços de Henrique Pimentel, a luz de Danilo Pinto e o som de Zé Diogo.
O espetáculo estreia no Dia Mundial do Teatro, 27 de março. Ao longo dessa semana, será apresentado em sete dias consecutivos, de segunda a sexta-feira às 19h00, sábado às 21h30 e domingo às 16h00. Mantém-se depois em temporada até 23 abril, de quinta a domingo. Os bilhetes já estão à venda – no Teatro e na ticketline – e podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.
TEATRO | ESTREIA
Trilogia de Alice, de Tom Murphy
enc. Nuno Carinhas
A ESCOLA DA NOITE
texto Tom Murphy
tradução Paulo Marques Dias
encenação Nuno Carinhas
interpretação Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Rita Brütt
cenografia Henrique Pimentel e Nuno Carinhas
figurinos Ana Rosa Assunção
adereços Henrique Pimentel
luz Danilo Pinto som Zé Diogo
estagiária (Mestrado em Estudos Artísticos da FLUC) Beatriz Roxo
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
27 de março a 2 de abril de 2023
segunda a sexta-feira, 19h00
sábado, 21h30, domingo 16h00
6 a 23 de abril de 2023
quinta e sexta-feira, 19h00
sábado, 21h30, domingo 16h00
(exceto 9/4/2023)
> M/14 > 90 min > 5 a 10€
Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt