"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro "A. Montez, Um Percurso Secular"

A “Espingardaria Central” comemora 120 anos de existência e 100 anos de propriedade da Família Montez, prosseguindo a sua missão no mesmo espaço da Baixa de Lisboa, integrando a rede de Lojas com História.

1 Abr 2023  |  14h30

Alcanede
Parque Desportivo
No âmbito das comemorações destaca-se o lançamento do livro “A. Montez, Um Percurso Secular”, de Luis Duarte Melo, uma monografia sobre a invulgar personalidade de António Duarte Montez e da sua famosa loja, contextualizando as atividades desportivas, de caça e comerciais e contribuindo com novas abordagens para a história do século XX.

O livro ”A. Montez, Um Percurso Secular”, de Luis Duarte Melo, descreve a origem, desenvolvimento e sucessão da “Espingardaria Central” desde a sua fundação em 1902. O foco é colocado na ação diretiva dos proprietários em várias dimensões funcionais – os recursos humanos, os produtos, o serviço pós-venda, os fornecedores, a inovação, os clientes, a propaganda, as relações públicas, a concorrência, a legislação, a par da leitura do autor quanto a práticas de gestão empresarial.

Contudo, a natureza cativante de António Duarte Montez – que começou a trabalhar na Espingardaria Central em 1905, assumindo a sua propriedade e direção entre 1922 e 1969 – os seus diversificados interesses, a sua notoriedade como desportista e a sua ação ao serviço de várias expressões da economia e da sociedade do seu tempo, justificaram uma abordagem biográfica desta personalidade invulgar, abrangendo as origens familiares e geográficas, os primeiros anos, os interesses desportivos e associativos, as sociabilidades e a vida pessoal.

Para além de enquadrada nos respetivos tempos históricos, a narrativa foi ancorada noutros contextos relevantes, como é o caso, por um lado, de Alcanede, Santarém e Lisboa, por outro, o desporto, a caça, o tiro, as olimpíadas, a armaria, os lojistas, a vida associativa, o colecionismo, mas também o republicanismo e as armas do regicídio.

É assim dado palco aos atores António Duarte Montez e Espingardaria Central, por intermédio de quem o leitor poderá visitar eventos históricos mais amplos ou até deambular no seio de grupos sociais como os caixeiros, os comerciantes, os armeiros, os sportsmen, as sociedades de tiro ou os caçadores, ensaiando uma abordagem de biografia coletiva. Sem esquecer episódios de petite histoire, que conferem sabor à narrativa, facilitando o discernimento do leitor quanto às diversas personalidades que aqui se entrecruzam.

Sobre o Autor
Luís Duarte Melo nasceu em 1963. É licenciado em Engenharia Agrícola, Pós-Licenciado em Economia Europeia e Master in Business Administration, tendo dedicado a sua vida profissional à consultadoria e gestão de empresas.

Desde o ano 2000 que investiga e publica, sendo co-autor da Nova Monografia de Alcanede. É autor de Santa Casa da Misericórdia de Alcanede - Memória e Identidade, Crónica da Igreja de Alcanede e A. Montez - Um Percurso Secular.

É membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,882,106