"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

NÓMADAS é nova criação do Teatro O Bando

Com encenação e dramaturgia de João Neca, texto de Olga Tokarczuk – escritora polaca Prémio Nobel da Literatura em 2019 - e com Ana Lúcia Palminha e Rita Brito no elenco.

13 Abr a 14 Mai 2023

Teatro O Bando
Estrada do Vale dos Barris, 2950-901 Palmela
Em NÓMADAS, as noções de vigilância e de identidade são conceitos estruturantes da abordagem dramatúrgica ao conto de Olga Tokarczuk. A partir deles decidimos aplicar diferentes interfaces tecnológicos em cena como forma de reflectir sobre o uso diário da tecnologia e de que forma a comunicação entre seres humanos e máquinas acontece.

“Balança, mexe-te, anda! Só assim podes escapar-lhe. Aquele que governa o mundo não tem poder sobre o movimento e sabe que o nosso corpo em movimento é sagrado. E tu só podes escapar-lhe quando estás em movimento. Porque ele só exerce poder sobre aquilo que é imóvel e está imobilizado, sobre aquilo que é passivo e inerte.” Olga Tokarzcuz

No grande Agora da criação artística, convocamos a tecnologia para manipular o tempo e connosco habitar a escuridão e o silêncio do Teatro. NÓMADAS é uma paragem na estação onde público e personagens suspendem a esfarrapada colagem de dias e noites, dias e noites.

Celebramos a existência ou apenas existimos? Perguntam-se duas mulheres enquanto caminham numa só cidade digital encurralada entre liberdade e segurança.

texto OLGA TOKARCZUK
dramaturgia e encenação JOÃO NECA
atrizes ANA LÚCIA PALMINHA e RITA BRITO
cenografia RUI FRANCISCO
desenho vídeo e tecnológico ELENA TILLI
figurinos e adereços CATARINA FERNANDES
robótica CARLOS CARRETO
música e desenho de som NICO YURGAKI
desenho de luz JOÃO NECA e RITA LOUZEIRO
assistência à direção artística RAUL ATALAIA
apoio à corporalidade CATARINA CÂMARA
investigação NUNO ATALAIA
produção DIANA MARTINS

criação TEATRO O BANDO no âmbito do projecto europeu PLAY ON
parceria INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA, CISTIFELLEA e ASSOCIAÇÃO CRESCER 

13 ABR a 14 MAI | QUI a SÁB às 21h _ DOM às 17h no Teatro O Bando
Vale dos Barris, Palmela | M/6

+ info. e reservas:
bilheteira@obando.pt | +351 910 306 101 (custo de chamada para a rede móvel nacional)
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,892,201