"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Belas Artes da Academia. Coleção de Desenhos

Exposição de desenhos inéditos, de autores de renome dos séculos XVII a XX, como Mateus do Couto, João Nunes Tinoco, Giovanni Bibiena, Machado de Castro, Francisco Fabri, Santa Rita, Almada Negreiros e Álvaro Siza.

8 Mar a 30 Mai 2023

Academia Nacional de Belas Artes
Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 1200-005 Lisboa
A exposição inclui 32 desenhos, sendo a maioria de arquitetura (edifícios religiosos e civis), assim como desenhos preparatórios para projetos de escultura e de pintura, e desenhos académicos (estudos realizados nas aulas práticas de modelo vivo, de anatomia, de ornato e de gesso, promovidas pela Academia entre 1836 e 1922).

Integram-se num conjunto de significativo valor, que reúne 2492 exemplares datáveis do século XVII aos nossos dias, em que constam autores de renome do panorama artístico português e europeu. Com este corpus, editado na íntegra, graças ao trabalho de inventariação, executado nos últimos dois anos, fixam-se, pela primeira vez e de modo definitivo, todas as existências, diagnosticando-se o estado de conservação. Passamos a contar com uma base sólida para avançar nos estudos de arte, entre o fim do Renascimento, entrando no Maneirismo, no Barroco, no Neoclassicismo e no Modernismo.

A Academia está muito grata aos familiares que ofereceram desenhos de Maria de Lourdes de Mello e Castro, Pedro de Sousa e Maria de Lourdes Barahona Braamcamp.
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,973,938