"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Rodrigo Leão ao vivo em Vila do Conde

Um concerto de Rodrigo Leão na Igreja Matriz de Vila do Conde irá marcar o culminar da intervenção de conservação e restauro atualmente em curso no monumento.

1 Jun 2023  |  21h30

Igreja Matriz de Vila do Conde
Rua da Misericórdia, 60 4480-758 Vila do Conde
Preço
Entrada livre

A intervenção na Igreja Matriz de Vila do Conde resulta de uma candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do Programa Operacional Norte 2020.

O projeto de intervenção, que se encontra na fase final, divide-se em duas áreas fundamentais: a torre sineira e a cobertura da igreja.

A intervenção na torre sineira visou a recuperação de todas as suas estruturas, a construção de novas, melhorar a acessibilidade e favorecer a funcionalidade dos seus sinos e da visita ao seu interior.

A intervenção na cobertura da igreja visou resolver os problemas de estanquidade à água detetados, com solução de elevada durabilidade, reduzida manutenção e de reduzido impacto no património edificado.

Concerto de Rodrigo Leão

A carreira a solo que levou Rodrigo Leão ao reconhecimento global começou há trinta anos. Foi em 1993 que Rodrigo, então ainda parte integrante dos Madredeus, editou o seu primeiro trabalho em nome próprio: Ave Mundi Luminar explorava recantos criativos que não cabiam nos seus projetos anteriores. O disco tornou-se num sucesso inesperado.

Nas três décadas que decorreram desde Ave Mundi Luminar, Rodrigo tornou-se num dos mais queridos de todos os artistas portugueses. A par dos álbuns que chegaram ao 1º lugar das tabelas de vendas em Portugal, várias gravações suas viram edição internacional em marcas tão prestigiadas como a Deutsche Grammophon ou a Sony Classical.

Explorando sem medos as múltiplas possibilidades da composição, entre o popular e o erudito, o electrónico e o orquestral, o seu nome é citado ao lado de referências da música contemporânea como Ryuichi Sakamoto, Ludovico Einaudi ou Jóhann Jóhansson.

Escreveu bandas-sonoras para filmes tão diferentes como a comédia de sucesso A Gaiola Dourada, o drama nomeado para os Óscares O Mordomo, a série televisiva Portugal – Um Retrato Social ou o documentário sobre os anos 1960 No Intenso Agora. E, nas suas canções, colaborou com artistas como Beth Gibbons dos Portishead, Neil Hannon dos Divine Comedy, Scott Matthew, Rui Reininho dos GNR, Joan as Police Woman, Stuart Staples dos Tindersticks ou Lula Pena.

Neste espetáculo Rodrigo Leão reúne uma seleção pessoal de temas clássicos de sua autoria. É, por isso, bastante eclético, com uma grande abrangência de estilos musicais que vão do neoclássico à valsa.

Sobre a Igreja Matriz de Vila do Conde

A Igreja Matriz é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e concelho de Vila do Conde.

Desde o século XVI, transformou-se no maior centro de culto da Paróquia de S. João Baptista. Quando foi construída era a maior igreja paroquial do seu tempo e, ainda hoje, é uma das maiores do país.

A decisão de se construir uma nova matriz, em 1496 – em substituição da antiga matriz que se situava no monte do mosteiro e era pequena – corresponde ao anseio de uma população, que há muito descia as encostas do monte, para morar mais perto do porto do Ave, numa época em que Vila do Conde fervilhava com o comércio do Império Português.

A construção da Matriz de Vila do Conde foi impulsionada com a passagem do Rei D. Manuel I por Vila do Conde, a caminho de Compostela, em 1502, que - além de uma contribuição pessoal - derramou impostos sobre o povo e as freiras de Santa Clara para a construção da nova matriz.

A Igreja Matriz de Vila do Conde está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

* Os bilhetes gratuitos para assistir ao concerto são distribuídos no Centro Paroquial de Vila do Conde, a partir de hoje, dia 12 maio. Cada pessoa poderá levantar até dois bilhetes.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,910,136