Música
Música Portuguesa para Saxofone e Orquestra
Nesta sessão será apresentada esta nova edição do mpmp Património Musical Vivo, um CD do saxofonista João Pedro Silva.
30 Mai 2023 | 18h30
Ficha Técnica
João Pedro Silva, saxofone
Ensemble MPMP, direção de Jan Wierzba
Orquestra Metropolitana de Lisboa, direção de Sylvain Gasançon
Música de Luís Tinoco, Daniel Bernardes, Lino Guerreiro e Jorge Salgueiro
Na sessão estarão presentes os compositores, solista, Jan Wierzba, José Fortes, Miguel Mares e Duarte Pereira Martins.
João Pedro Silva é natural de Palmela, tendo iniciado os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária (Palmela), com o Professor Silvério Camolas. Estudou na Escola Profissional de Música de Almada com Alberto Roque, na Escola de Jazz Luís Villas Boas (Hot Clube de Portugal) com Pedro Moreira e na Escola Superior de Música de Lisboa com José Massarrão. Em regime de Masterclasse também estudou com Daniel Deffayet, James Houlik, Jean-Marie Londeix, Claude Delangle, Jean-Yves Formeau, Vicent David, Carlos Martins, Jerry Bergonzi entre outros. Foi laureado de diversos concursos nacionais e internacionais.
É professor de saxofone e música de câmara na Escola Profissional de Música da Metropolitana e no Conservatório Regional de Palmela. Em coautoria com Lino Guerreiro, escreveu o livro O Saxofone Pedagógico, o primeiro método português para a aprendizagem do saxofone.
É membro fundador e vice-presidente da Associação Portuguesa do Saxofone (APS) e membro fundador do quarteto internacional de saxofones, BROS Quartet. É ainda membro do Artemsax, Duo Pedro Santos e João Pedro Silva, L.U.M.E. - Lisbon Underground Music Ensemble, Duo João Pedro Silva e Pedro Vieira de Almeida, Tenor Saxophone Colletive e TERRA. É diretor artístico do Festival Internacional de Saxofone de Palmela (FISP) e do Ensemble de Saxofones da Metropolitana.
O evento tem entrada livre e o disco estará disponível para compra, no fim da apresentação.