"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Música Portuguesa para Saxofone e Orquestra

Nesta sessão será apresentada esta nova edição do mpmp Património Musical Vivo, um CD do saxofonista João Pedro Silva.

30 Mai 2023  |  18h30

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
"Ao João Pedro Silva a minha profunda admiração: é preciso um grande intérprete para realizar um disco com músicas tão diferentes, e o João alia um domínio ímpar do(s) saxofone(s) a uma grande sensibilidade e inteligência que lhe permitem mergulhar em diferentes águas e manter um nível de excelência que não está ao alcance de todos. Bravo! ", Daniel Bernardes

Ficha Técnica
João Pedro Silva, saxofone
Ensemble MPMP, direção de Jan Wierzba
Orquestra Metropolitana de Lisboa, direção de Sylvain Gasançon
Música de Luís Tinoco, Daniel Bernardes, Lino Guerreiro e Jorge Salgueiro

Na sessão estarão presentes os compositores, solista, Jan Wierzba, José Fortes, Miguel Mares e Duarte Pereira Martins.

João Pedro Silva é natural de Palmela, tendo iniciado os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária (Palmela), com o Professor Silvério Camolas. Estudou na Escola Profissional de Música de Almada com Alberto Roque, na Escola de Jazz Luís Villas Boas (Hot Clube de Portugal) com Pedro Moreira e na Escola Superior de Música de Lisboa com José Massarrão. Em regime de Masterclasse também estudou com Daniel Deffayet, James Houlik, Jean-Marie Londeix, Claude Delangle, Jean-Yves Formeau, Vicent David, Carlos Martins, Jerry Bergonzi entre outros. Foi laureado de diversos concursos nacionais e internacionais.
É professor de saxofone e música de câmara na Escola Profissional de Música da Metropolitana e no Conservatório Regional de Palmela. Em coautoria com Lino Guerreiro, escreveu o livro O Saxofone Pedagógico, o primeiro método português para a aprendizagem do saxofone.

É membro fundador e vice-presidente da Associação Portuguesa do Saxofone (APS) e membro fundador do quarteto internacional de saxofones, BROS Quartet. É ainda membro do Artemsax, Duo Pedro Santos e João Pedro Silva, L.U.M.E. - Lisbon Underground Music Ensemble, Duo João Pedro Silva e Pedro Vieira de Almeida, Tenor Saxophone Colletive e TERRA. É diretor artístico do Festival Internacional de Saxofone de Palmela (FISP) e do Ensemble de Saxofones da Metropolitana.

O evento tem entrada livre e o disco estará disponível para compra, no fim da apresentação.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,103,153