"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

“Plan Américain” de Rodrigo Oliveira

Primeira exposição individual de Rodrigo Oliveira na Galeria Balcony - Arte Contemporânea.

19 Mai a 8 Jul 2023

Balcony Gallery
Rua Coronel Bento Roma 12A, Alvalade – Lisboa
Preço
Entrada livre
A exposição parte do contexto e localização da galeria; a Avenida dos Estados Unidos da América; assim como do filme, Os verdes anos de Paulo Rocha de 1963, filmado em grande parte nas imediações do bairro de Alvalade.

Ao convocar a arquitetura dos complexos de edifícios circundantes à galeria o artista recorre mais uma vez aos modelos habitacionais de Le Corbusier para abordar temas recorrentes no seu trabalho; como a utopia e distopia na arquitetura moderna, o conceito de periferia e de desterritorialização e a ocidentalização cultural na era da inteligência artificial.

Sem querer desvendar muito, vão ser apresentadas três novas instalações, várias peças inéditas e um vídeo.

A prática artística de Rodrigo Oliveira (Sintra, Portugal, 1978) recorre intencionalmente a uma multiplicidade de meios operativos e suportes materiais. O seu trabalho materializa-se de forma única e experimental em objetos que partem de uma lógica de improvisação, hábil e precária. Na sua trajetória recente são essenciais os processos e métodos de repetição, recolha e serialidade.

O artista aborda de modo singular uma intensa pesquisa que questiona as repercussões do “Tropicalismo Lusófono” na herança da arquitetura modernista e do legado da Arte Conceptual enquanto miscigenação na cultura contemporânea. O seu trabalho revela uma possível tradução da condição individual num mundo dominado pela diáspora dos modelos políticos, económicos, sociais e culturais.

Com o apoio de Pernod Ricard, Macieira Cream.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,176,287