"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

FBAC promove ações de formação nas áreas de curadoria e montagem de exposições e mediação de públicos

Dando continuidade à sua estratégia de qualificação dos profissionais do setor da cultura, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai promover mais duas ações de formação no mês de junho. 

9 Jun a 16 Jun 2023

Online
“Curadoria e montagem de exposições” e “Mediação de públicos: A Arte é uma forma de fazer, não uma coisa que se faz” decorrerão em formato digital com participação gratuita.

A iniciativa destina-se a profissionais do setor da cultura, mas alarga-se ao público em geral, com o objetivo de capacitar os participantes de conhecimentos técnicos e ferramentas orientadas em estratégias de mediação e comunicação com os públicos.

Orientada por Raphael Fonseca a formação “Curadoria e montagem de exposições” discutirá princípios do fazer curatorial e estimulará apresentações práticas por parte dos participantes. A partir de algumas experiências do palestrante e da exposição “Espectro”, promovida pela FBAC com curadoria do formador, a sessão será dividida em duas partes: num primeiro encontro serão compartilhados e analisados em conjunto diferentes projetos curatoriais (9 de junho); no segundo e último encontro (16 de junho) os participantes serão convidados, a partir dos seus interesses, a apresentar propostas curatoriais para serem discutidas coletivamente.

Por sua vez, a ação de formação “Mediação de públicos: A Arte é uma forma de fazer, não uma coisa que se faz” será ministrada por Andrea de Pascual nos dias 13 e 14 de junho. A crise relativa à compreensão da educação no geral e à educação artística, em particular, nos campos da educação formal e não formal gerou um novo paradigma que se refletiu nas obras de vários autores e nas práticas que os criadores, artistas e articuladores têm desenvolvido através de diferentes linguagens artísticas e educacionais. Esta formação pretende, assim, aproximar os participantes quer das referências teórico-críticas quer dos projetos atuais, com o objetivo de analisar em pormenor o significado de trabalhar dentro de um quadro de ação arte+educação capaz de aproximar a prática pedagógica dos problemas e desafios do presente.

De referir que a iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade” (2023 - 2026 - Apoio Sustentado - Artes Visuais Criação e Programação), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Inscrições e mais informações: https://shorturl.at/buXZ8
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,919,792