"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Entre Memórias e Horizontes: Uma Jornada na Estética do Movimento" - Maísa Champalimaud e Marilene Zancchett

É uma narrativa a duas vozes que se desdobra diante dos nossos olhos, é um convite para explorar a estética do movimento e a transição de duas artistas distintas, Maísa Champalimaud e Marilene Zancchett. Cada uma delas traz consigo uma abordagem singular sobre o tema.

25 Mai a 28 Mai 2023

Coletivo 284
Rua das Amoreiras 72A, 1250-096 Lisboa
A Maísa Champalimaud, de origem luso-brasileira, mergulha nas suas próprias lembranças e devaneios, do "ir e vir" com uma estética que transita entre o passado e o presente. O seu universo é permeado pelo azul, cor que evoca o céu, o mar e as recordações afetivas. Com pinceladas suaves, enérgicas e precisas, ela retrata momentos de infância e aspirações futuras, revisitando as camadas do seu ser, como se cada tela fosse uma passagem para uma dimensão própria.

Ao apreciar as suas criações, somos conduzidos a refletir sobre a fluidez do tempo e a importância de valorizar as nossas raízes, as nossas memórias e os nossos desejos. Maísa Champalimaud ensina-nos que o "ir e vir" não se limitam somente a movimentaçõés físicos, mas também são jornadas internas que nos moldam e transformam.

Por outro lado, a brasileira Marilene Zancchett convida-nos a explorar a estética do movimento e da transição nos espaços onde habitamos, nas viagens que realizamos e nas cidades que percorremos. A suas criações são marcadas por personagens que partilham as suas histórias num fundo branco, com diálogo que possibilita interpretações e narrativas infinitas.

Através das generosas sobreposições de tinta e dos traços vibrantes com maestria na técnica do espatulado, Marilene conduz-nos por uma jornada repleta de encontros e desencontros, onde cada camada de tinta, forma e é um personagem, que nos remete para histórias únicas.

As suas telas são portais para mundos desconhecidos, e convidando a explorar diferentes trajetos e horizontes.

Ao contemplar a exposição, somos instigados a refletir sobre as múltiplas possibilidades que o movimento e a transição nos oferecem.
As criações de Marilene Zancchett mostram que cada passo dado pode ser uma oportunidade de descoberta e conexão, um convite para ampliar a nossa visão do mundo e reinventarmo-nos a cada percurso.

No diálogo das obras da Maísa Champalimaud e da Marilene Zancchett, encontramos diferentes abordagens sobre a estética do movimento e da transição. Enquanto uma mergulha nas suas memórias e devaneios, explorando o azul das recordações, a outra convida-nos a percorrer espaços, criar e reinventamos constantemente um universo branco.

Adriana Scartaris
Curadora – 284 Gallery

Informações: curadoria@284gallery.com Data: de 25 a 28 de maio
Morada: Rua das Amoreiras, 72-A Lisboa Horário: das 14h às 19h
Entrada gratuita
Estacionamentos pagos próximos ao local
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,160,490