"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Espécies marinhas ameaçadas recriadas por pequenos artistas

Até 11 de junho, o Oeiras Parque apresenta "Mar Vivo”, uma exposição que reflete tanto a beleza quanto a fragilidade dos nossos mares.

22 Mai a 11 Jun 2023

Oeiras Parque
Av. António Bernardo Cabral de Macedo, 2770-219 Oeiras
Preço
Entrada livre
Numa parceria com a Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, e a Câmara Municipal de Oeiras, a mostra pretende sensibilizar para a importância da preservação do ecossistema marinho e da adoção de comportamentos mais sustentáveis para garantir o futuro do planeta.

Localizadas no piso 2 do shopping, as oito peças criativas, patentes nesta exposição, foram inspiradas em espécies marinhas vulneráveis e foram desenvolvidas com recurso a resíduos recicláveis, por alunos do 4º ano do concelho de Oeiras. Cuidadosamente selecionadas pelo Aquário Vasco da Gama, e produzidas pelos pequenos artistas, as estrelas desta mostra são as seguintes espécies:
· Em perigo de extinção: Foca-monge, Tubarão-anequim e Raia-curva.

· Vulnerável: Tartaruga-comum e Mero.
· Quase ameaçado: Espadarte.
· Pouco preocupante: Cachalote-pigmeu e Polvo-comum.

Nos meses anteriores à mostra, as turmas participantes estudaram a importância da preservação dos mares e da sua biodiversidade, com o apoio do biólogo Marco Frade Ferreira do Aquário Vasco da Gama. Agora, têm a oportunidade de partilhar parte do conhecimento adquirido com todos os visitantes do shopping, de forma lúdica e informativa.

Para além disso, os visitantes podem ainda experimentar um espaço interativo, no piso 1, onde é possível interagir virtualmente com um oceano, e "mergulhar" nas profundezas do mar. Através de um ecrã interativo, os visitantes podem tornar a experiência mais dinâmica, vendo os seus desenhos exibidos neste aquário virtual, junto a diversas espécies marinhas da Costa Portuguesa. Neste espaço, poderá, ainda, visualizar-se uma rede de pesca, apanhada em alto mar pela Marinha Portuguesa, que frequentemente encontra e retira do mar estas ameaças para as espécies.

Com foco na proteção do meio ambiente, o Oeiras Parque tem realizado várias iniciativas que unem a arte e a sustentabilidade. Neste sentido, os materiais usados na montagem desta iniciativa, como os totens informativos e estruturas limitativas da exposição, foram reutilizados de ações anteriores que o Oeiras Parque desenvolveu, nomeadamente da Feira da Saúde, que decorreu em abril.

A exposição "Mar Vivo" é mais um exemplo de como envolver e incentivar a comunidade local de forma efetiva, por um futuro mais sustentável. É uma oportunidade única para que as famílias se possam divertir e aprender juntas sobre o ecossistema marinho e a importância da preservação do meio ambiente.

Aberta para todas as idades, essa mostra pode ser visitada todos os dias das 10h00 às 23h00. Já os horários do espaço interativo são de segunda a sexta das 16h00 às 20h00 e, aos fins de semana, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,891,409